Políticas Públicas e Violência: temas Pedagógicos 

Costumeiramente as Paradas Pedagógicas do Instituto Dom Bosco, acontecem nas últimas sextas feiras do mês, como a de fevereiro, a do mês seguinte foi antecipada devido as comemorações para o centenário do Instituto que acontecerá no dia 19 de março, tornando o calendário mais fechado.

No início da parada do mês de fevereiro, o momento contou com a celebração do Diretor Presidente Pe. Helio Espínula e a participação da Larissa Borges, assistente de Pastoral, realizando uma "cápsula do tempo". Cada educador, deveria escrever em um papel seu nome e o que sentia ao fazer parte da Instituição, para que no futuro fosse aberto e revelado.

Na sequência a psicóloga Monique Lowczyk, participou do momento formativo com o tema: Violência, tolerância e empatia. Trazendo à todos a reflexão para: "O que é violência?", "Quais os tipos de violência existentes?", "O que considerar como violência?", "Sinais de quem sofre violência", entre outras problemáticas do tema. Passou para os colaboradores trechos do filme Preciosa - Uma história de Esperança - Diretor Lee Daniels. "O filme é forte, mas propõe uma reflexão muito importante.", declarou Fabiana Santello, educadora de Comunicação Social.

 

Após a análise de trecho do filme, foi proposta uma dinâmica onde cada grupo deveria identificar: "Quais as violências mostradas?" e "Qual seria nossa ação nessa situação?". Em um dos grupos, no momento de partilha foi apontado: "Quantas 'Preciosas' (como a atriz encenou no filme) nos temos entre nós?", observado pela Pâmela Fernanda, educadora do curso de Assistente com Ênfase em Empreendimentos e Marketing do CEDESP Bom Retiro. Após a partilha, Monique, indicou ferramentas, métodos e quais intervenções podemos realizar nesse caso enquanto educadores sociais.

Foi apresentado ainda por Alex Brito, Diretor Financeiro da Obra trechos do filme Quanto Vale ou É por Quilo - Sérgio Bianchi, o filme

faz uma comparação com tráfico de escravos do século 17, ao mesmo que critica as ONGs e suas captações de recursos junto ao governo e empresas privadas, realizadas através de campanhas agressivas de marketing. Finalizando o momento, os Grupos de Trabalho da Rede Salesiana Brasil como: Políticas Públicas, Sustentabilidade e Articulação da Rede foram apresentados pelos seus respectivos grupos. 

Finalizando o dia, a "folia" do pré-carnaval, aconteceu durante as comemorações dos aniversariantes do mês.

A parada de março iniciou com a Celebração de Cinzas na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, o momento presidido pelo Pe. Helio Espínula, traz o compromisso e a reflexão para a Quaresma, perguntando: "O que podemos fazer para dar vida à vontade de Deus?".

No momento formativo, foi proposta uma explanação do tema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. (Is 1,27), quem conduziu o momento foi Israel Marques, educador de Comunicação e Expressão CEDESP Vila Paulistana. Durante o momento foi citado o papel da Igreja como integradora e a construção de um Projeto comum. O compromisso proposto foi de assumir e ocupar espaços políticos de modo qualitativo, sempre que possível, além de diariamente praticarmos o processo de ver, julgar e agir, com o objetivo de fortalecer à cidadania e o bem comum. 

Finalizando o dia, a expectativa para o #RumoAos100anos, foi fortalecida durante as comemorações dos aniversariantes do mês com ilustrações de cada década da casa.

Clique aqui para ver as ilustrações de cada década da casa

Texto e Fotos: Instituto Dom Bosco

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados