Retrospectiva Instituto Dom Bosco 2019

Retrospectiva Instituto Dom Bosco 2019
O ano passa tão rápido que alguns acontecimentos acabam passando despercebidos, mas opa, ainda estamos em 2019 e ainda há tempo de publicarmos! Confira alguns momentos especiais deste ano.

Gincana Mariana
No dia 29 de Maio, para coroar o mês dedicado à figura de Maria, mãe de Jesus, o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo, unidades Bom Retiro e Vila Paulistana, além do Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor CCA PROVIM realizaram uma Maratona Mariana, cheia de atividades lúdicas e de conhecimentos gerais, as atividades tinham o propósito de fortalecer o convívio entre os educandos e confraternizar o mês, uma atividade repleta de risos e alegria na casa de Dom Bosco

Jovem Aprendiz IDB no SESC Belenzinho
No mês de maio, o Jovem Aprendiz João Araujo e a jovem Mikaelle Ferreira, se despediram do Programa, completando a trajetória do curso. Em comemoração todos, junto dos educadores Alexandro Mota e Fabiana Santello, conheceram e aproveitaram as atrações, além de comemorarem a conclusão do Programa!

Acantonamento
Em julho, foi preparado para os educandos um acampamento diferente! A noite começou com a acolhida, com nossas dancinhas para quebrar o gelo e no momento também houve a divisão das equipes por cores, logo após um lanche comunitário, com o intuito de partilha. Para iniciar ainda melhor o momento foi feito uma oração com o intuito de trabalhar o amor ao próximo.

Na sequência, com muitas brincadeiras divertidas, luau, caça ao tesouro, circuito e muito mais. Para a madrugada, contamos com a Monique Lowczyk Carvalho, Psicóloga no Instituto, para tratar sobre suicídio e automutilação, um assunto de extrema importância para juventude. Na manhã de sábado, após o café da manhã, tivemos a oração sobre pentecostes e o encerramento com o Padre Hélio Espínula, Diretor Presidente.


Doação Mesa Brasil
O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Assim, o Mesa Brasil SESC busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário. A parceria entre o Mesa Brasil e o IDB existe desde o ano 2.000.

Quem quer banana? Desta vez a doação foi de muita banana. Além do consumo in natura nossa equipe de cozinha está elaborando uma diversidade de receitas, entre elas o delicioso bolo de banana que foi elogiado até por quem não tem a fruta como favorita.

Através da qualidade dos demais produtos doados pelo programa Mesa Brasil, percebemos o carinho com todas as organizações beneficiadas e a seriedade no trabalho deste programa para evitar o desperdício de alimentos.

"A sustentabilidade do Instituto Dom Bosco é realizada de diversas formas e são muitas “mãos amigas” que nos auxiliam a oferecer um atendimento digno à comunidade e por isso a parceria com o Mesa Brasil é essencial nesse processo. Muito obrigado mais uma vez!”, declarou Alex Brito, Gestor Executivo na Obra. 


Parada Pedagógica Mês de Setembro
Na parada de Setembro recebemos Pe. Antonio Ramos do Prado, falando sobre a importância da Aproximação com a Juventude e, sobre as diferente culturas musicais e de estilo existentes nos dias de hoje!


Maratona do Conhecimento
Contemplando o módulo convívio, no mês de setembro, ocorreu a tradicional Maratona do Conhecimento, em todos os serviços CCA PROVIM e CEDESP BR e VP que proporcionou o estudo de 105 perguntas estudadas pelos educandos e através de inúmeras atividades foi se promovendo esse dia. O intuito é promover o convívio entre as turmas, onde o educando é ativo e comunicativo. Houve provas que envolvessem, mímicas, roda de perguntas e muito mais.

Jovem Aprendizes contemplados com o Copo Green Alliance
Aliança Verde Dom Bosco: compromisso por um mundo melhor!
Entenda:


Parada Pedagógica Mês de Outubro
Odair Ferreira, trouxe para os Educadores, de maneira dinâmica, o tema: Direitos Humanos, Ética e Intolerância no Mundo atual.


IDB Conferência Municipal de Assistência Social Regional Sé 2019
A Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de mobilização para a participação social. É um espaço amplo e democrático de discussão e articulação coletivas entorno de propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas nos próximos anos.

 

Por mais um ano, o IDB acolheu a Conferência Municipal de Assistência Social da região Sé. O planejamento geral do evento foi orientado pela SMADS, mas a rotina prática para que o momento fosse um sucesso, foi planejada pelas equipes da SAS/SE e do Instituto Dom Bosco. Pe. Hélio Espinula, compôs a mesa de abertura do evento, e deu as boas-vindas a todos por meio de suas palavras de acolhida. A adesão do público foi grande e a interação pela luta dos direitos também. O evento foi das 8:00 às 18:00, sendo que os participantes foram recepcionados com café da manhã, ao meio do dia almoçaram e na saída foi oferecido um lanche. O período da manhã foi um momento de reflexão geral sobre a atual situação das políticas públicas na Cidade de São Paulo, além de esclarecimentos sobre as legislações, e à tarde, de acordo com os interesses, os participantes dividiram-se em grupos de eixos temáticos, para então elencar propostas de melhorias e delegados para as próximas conferências de outras instâncias. Na hora do almoço, os participantes tiveram o privilégio de assistir uma apresentação cultural do CRECI – Centro de Referência da Cidadania do Idoso. O Instituto Dom Bosco estava também representado no evento através da participação dos educadores Maria Luiza Rocha Marques, Flavia Alessandra Sousa, Iandara Rodrigues e Ednilson Luiz Marciliano.


"O  que marcou a conferência foi a grande adesão do público, a linda apresentação cultural dos idosos e como o público utilizou o espaço, já que todas essas ações traduzem que a assistência social realmente educa para a cidadania.", finalizou Pérola Barranco Brito, Coordenadora Administrativa e membro da equipe organizadora.

 

Jovem Aprendizes no 20º Projeta Brasil CINEMARK e passeio pela Paulista
Com o objetivo cultural, os educadores Alexandro e Fabiana, participaram com os Jovens do 20º Projeta Brasil Cinemark, valorizando a cultura brasileira. Além de visitarem o famoso Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand MASP!

Veja todas as fotos 
 

Texto e Fotos: Instituto Dom Bosco São Paulo - SP 


 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados