Retrospectiva CEDESP Vila Paulistana 2019
 

O ano passa tão rápido que alguns acontecimentos acabam passando despercebidos, mas opa, ainda estamos em 2019 e ainda há tempo de publicarmos! Confira alguns momentos especiais deste ano!  

 

Viagem Literária com Flávia Muniz Biblioteca de São Paulo
Com o objetivo de integrar os educandos em um espaço cultural e proporcionar um bate papo com uma autora do gênero da literatura fantástica os educandos da Turma do Curso de Auxiliar Administrativo, CEDESP Vila Paulistana,  reconheceram um espaço público e suas características, bem como o acesso gratuito a esses espaços. Flavia Muniz, a Escritora e Pedagoga, apresentou com detalhes sobre o gênero e suas publicações.
 

"Foi um momento enriquecedor para os educandos que ao dialogar com a escritora ampliaram o conhecimento e a imaginação para incentivo à leitura e criação de contos da literatura fantástica!" declarou os Educadores da Unidade.

 

Administrativo com as Famílias
Com o objetivo de fortalecer os laços familiares entre Educandos e os seus responsáveis, a VP realizou um momento onde os Educandos apresentaram o termo de Administração e a técnica PODC aos responsáveis e junto a eles promoveram na prática uma ação Administrativa para a rotina familiar como limpeza da casa ou festas.

“É sempre um momento gratificante e único, ver os familiares aprendendo um pouco sobre Administração com os próprios educandos é maravilhoso. O conhecimento e descontração nesse momento é indescritível.”, concluiu Roberta Ferreira, Educadora em Auxiliar Administrativo.

 

Nossos Talentos Céu Jaçanã
Com o objetivo de despertar e descobrir potencialidades de crianças, jovens, adultos e idosos, os Serviços Socioassistenciais, promoveu para os usuários dos serviços conveniados a Prefeitura o Nossos Talentos 2019.

Com o tema do evento baseado em “Valorização das Políticas Públicas”, o CEDESP VP, faz sua apresentação do evento nossos talentos, promovido pela Rede Socioassistencial CRAS Tremembé. O espetáculo de dança “Olhar é perceber o outro”, levou a reflexão: Todos somos iguais perante a criação; porém, a sociedade, profundamente injusta e desigual, rotula-nos, transgride-nos e despe-nos de nossa dignidade e humanidade, limitando-nos e impossibilitando-nos ver o outro com igualdade, somos sim, de diferentes culturas, pensamentos e ações, mas, somos iguais enquanto direito e luta diária pela sobrevivência humana, por isso, o CEDESP VP, traz na sua apresentação o quanto devemos nos perceber, sentir e resistir pela igualdade, com um elenco de 30 usuários, a apresentação durou cerca de 12 min.

 

Bate Papo com o Autor Poeta Evolution
Com o objetivo de apresentar aos Educandos de Auxiliar Administrativo, uma nova proposta de criação de textos e poemas, a partir de um acesso aos espaços públicos e a valorização dos estudos como autoconhecimento o Poeta Evolution, Matheus Santos, conversou com os educandos sobre a sua participação no Slam, o seu processo de autoconhecimento, a criação do seu livro de bolso e sua reflexão sobre a vida e a juventude.

"É uma alegria ver os educandos reconhecendo em outro jovem e na cultura uma motivação para novos caminhos da vida!", declarou Roberta Ferreira, educadora da turma e responsável pela Biblioteca na Unidade. 

 

 

Visita na AMBEV

No dia 29 de Agosto, Educando do curso de Marketing e Logística, do período manhã e tarde, estiveram em visita técnica na empresa AMBEV, localizada em Guarulhos, o intuito era conhecer o processo cervejeiro e verificar na prática a disposição da empresa para o Mercado, resultando num momento de aprendizagem e conhecimento na prática.  

 

Reunião com as Famílias
No dia 10 de Outubro, após o horário normal do curso, realizamos nossa 2ª reunião com as famílias, com o objetivo de ver os rendimentos dos usuários e fazer esse trabalho em conjunto com o serviço! 

 

Dia da Alegria
Animando-se com a chegada do Dia das Crianças, a VP proporcionou para os Educandos, um intervalo de brincadeiras e dinâmicas, houve um desfile com os fantasiados e a melhores caracterizações foram premiadas.

 

Feira do Empreendedor SEBRAE
No dia 07 de outubro, as turmas de Gestão de Empreendimento com ênfase em Marketing e Auxiliar Administrativo, estiveram presentes na Feira do Empreendedor, promovida pelo SEBRAE, onde os educandos participaram ativamente de palestras e amostras. A Feira tem o intuito de ação empreendedora e os educandos tiveram a possibilidade de estudar na prática essa visibilidade mercadológica. 

 

Palestra com o tema Violência pela SPVV
Com o objetivo de apresentar e conscientizar os educandos sobre os diferentes tipos de violência, a equipe do Serviço de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítima de Violência - SPVV, apresentou em audiovisual os diferentes tipos de violência existentes nas relações atuais, sejam em casa ou fora dela. Os educandos do período da tarde ouviram atentamente e foram estimulados a participarem desse diálogo promovido pelas profissionais do serviço.

“A troca de conhecimento e vivências é fundamental para despertar a conscientização aos educandos que por vezes passaram ou passam por situações parecidas. Promover debates desses assuntos enriquece e complementa a nossa missão em educar nos diferentes espaços.” Roberta Ferreira, Educadora do curso de Auxiliar Administrativo.

 

Projeto Antônia
Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os educandos sob a temática do respeito às mulheres, o CEDESP VP recebeu a Equipe do Projeto Antônia Irmãs Oblatas.

De forma dinâmica e didática, os temas sobre a visibilidade da mulher na sociedade moderna foram apresentados pelas profissionais do Projeto Antônia no pátio para todos os educandos. Logo em seguida, os educandos foram divididos em subgrupos e foram apresentados a eles um tema para que ao dialogar nesse subgrupo pudessem levantar novas reflexões; e assim apresentar em formato criativo para o restante dos colegas no pátio.

“A atividade é de extrema importância para os educandos e nosso serviço. É um momento válido e construtivo, já que ao apresentar essa realidade da margem da sociedade (invisível) estimula as novas perspectivas dos educandos sobre as situações. ”, declarou Kaynan Budal, Educador de Matemática.

 

Workshop de Recursos Humanos Empresa CUMMINS
Para aprimoramento na área e absorção de conteúdo, a Empresa Cummins Brasil, trouxe para o jovens e adultos o
Workshop de Recursos Humanos, envolvendo planejamento de carreira, os subsistemas de RH para abrir a mente da área, desenvolvendo conhecimentos de dinâmicas em grupos e trabalho em equipe.

"O Workshop Cummins foi bastante educativo e satisfatório, observar e aprender como funciona o RH em uma empresa multinacional como a Cummins. Uma empresa que pensa e cuida dos seus colaboradores, e poder ver como aplicar o que aprendemos em sala de aula e se inspirar a querer aprender mais para ter a chance de conseguir fazer parte.", concluiu Maria Fagundes, Turma de Auxiliar administrativo com Ênfase em Recursos Humanos. 

 

CJ Helena Portugal Mutirão
Com o objetivo no Desenvolvimento e Protagonismo juvenil dos educandos, a Feira de Profissões do CJ Helena Portugal Mutirão, possibilitou para os jovens dos diversos serviços, momentos de oficinas e aprendizagem de novos conteúdos e experiências para a vida pessoal e profissional dos nossos educandos.

"Eu amei participar da visita na feira das Profissões, tirei muitas dúvidas em determinadas palestras, além de conhecer novas áreas profissionais. Nos deixaram bem à vontade desde a oficina onde houve convívio com os demais participantes em questão de criatividade, acolhida de quando chegamos e o lanche ao final. Amei!", concluiu Gabriela Costa, Educanda da Turma de Auxiliar administrativo com ênfase em Recursos Humanos.  

 

RH com as Famílias
Para proporcionar acolhimento e o desenvolvimento de conteúdos desenvolvidos em sala de aula, na área de Recursos Humanos, educandos do curso, proporcionaram conhecimento de Plano de Carreira, trabalhado em sala de aula, desenvolveram métodos de aplicação para um plano de carreira tanto dentro das empresas quanto pessoal, frisando a importância que devemos ter em nossa vida profissional e pessoal.

"O RH com as famílias, foi de tamanha importância pois, ajudou não só a mim, mas também as famílias e Educandos que foram nos prestigiar, ajudou a sabermos como criar um plano de carreira, e por incrível que pareça é algo tão simples, que na maioria das vezes não fazemos ideia da importância que isso tem na nossa vida pessoal e profissional.", concluiu Thayna de Paula, educanda da Turma de Auxiliar administrativo com ênfase em Recursos Humanos.

 

 

V Feira de Profissões
Com o objetivo de proporcionar a nós colaboradores e educandos o conhecimento de ideias inovadoras no âmbito do empreendimento, no dia 13 de Novembro, o CEDESP VP, promoveu a V FEIRA DE PROFISSÕES, com tema “Horizontes Profissionais”, com o intuito de realizar atividades que demonstrem as práticas profissionais, a abertura contou com uma palestra do Educador Kaynan Carvalho, falando sobre como ingressar numa Universidade, e logo após, os convidados, participaram de circuitos livres com atividades promovidas pelos próprios educandos da obra, tais como: Plano para vida, Feira Sustentável, Cálculos Práticos de Departamento Pessoal, Exercendo funcional, entre outras atividades.

 

A importância deste evento vai desde a divulgação do nosso serviço como a representação de uma oportunidade de motivação para conhecimento e reflexão da vida como uma ponte para o futuro, com o objetivo de despertar o interesse dos usuários para um plano de carreira e conhecimento de profissões. Além de um valioso momento de convívio com a rede Tremembé e familiares, onde nossos usuários apresentaram os trabalhos realizados no decorrer do 2º semestre do 2019.

A feira iniciou com uma palestra sobre o "Amanhecer universitário" e logo após, demos abertura as oficinas, que foram trabalhadas com a perspectiva do futuro profissional de cada um (Plano de Carreira e Orientação Vocacional), gestão de tempo (Oficina Cromomix), uma exposição tecnológica (curso de Montagem e Recuperação de computador), contamos também com uma atividade física (Exercendo Funcional) e incentivo à leitura através do chá de leitura e doação de livro. Também como grande foco da feira, a importância da sustentabilidade com a oficina de produtos inovadores criados pelos usuários por meio dos 3 R’s - Reduzir, Reutilizar e Reciclar)

 

Tremembé em Ação
Evento em comemoração ao aniversário do equipamento público CRAS Tremembé, onde funcionários, usuários e parceiros, foram agraciados por uma palestra sobre respeito a identidade de gênero e diversidade com Luana Barbosa dos Reis do Centro de Cidadania LGBTI.
 

 

Feira das Profissões PROMOVE Vila Albertina
No dia 05 de Dezembro, os jovens e adultos do CEDESP Vila Paulistana, visitaram a feira de profissões do nosso parceiro CEDESP PROMOVE Vila Albertina. O intuito é demonstrar na pratica algumas profissões e realizar com os visitantes, atividades para fixação dos mesmos.
 

"Enquanto educadora, achei muito interessante, ver cada profissional desenvolvendo sua atividade, demonstrando e tirando dúvidas.", declarou a Educadora Paula Macedo.

 


II Feira de Sustentabilidade Inovadora
No dia 13 de novembro, as turmas de Marketing e Logística, junto com os educadores responsáveis, elaboraram a II Feira de Sustentabilidade Inovadora, onde o objetivo, além de mostrar o conteúdo de sala de aula, é conscientizar a população dos riscos da agressão ao meio ambiente e como transformar “lixo” em produtos rentáveis.
O evento foi realizado para os familiares e educandos da Instituição. 

 

Apresentação do TCC
O mês de novembro compôs-se de muita adrenalina e correria com a chegada das apresentações dos TCC'S das turmas: RH, Marketing, Logística e Auxiliar Administrativo, cada turma apresentou seus trabalhos para a banca avaliadora e dispôs de respostas inerentes ao trabalho realizado, cada curso trabalhou o específico e apresentou melhorias, consultorias e até mesmo um business plan para empresas, e criação de uma marca própria. 

Veja todas as fotos

Texto e Fotos: Instituto Dom Bosco São Paulo - SP 


 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados