Retrospectiva Bom Retiro 2019
 

O ano passa tão rápido que alguns acontecimentos acabam passando despercebidos, mas opa, ainda estamos em 2019 e ainda há tempo de publicarmos! Confira alguns momentos especiais deste ano!  

 

Visita à Fundação Fernando Henrique Cardoso - Evento “Um Plano Real”

No mês de setembro, os educandos do curso de Matemática, Recursos Humanos, Marketing e Comandos Elétricos visitaram o espaço, com o objetivo de proporcionar aos educandos, a vivência e o conhecimento na história da moeda brasileira, saber os índices de inflação e variação de preço que ocasionaram a implantação da moeda atual (Real).
Por meio de jogos interativos mediados pelas educadoras da Fundação, os educandos vivenciaram experiências sobre o uso do dinheiro, conheceram como ocorre a inflação e o que a ocasiona, e educação financeira. Por exemplo, participaram do jogo das varetas que representa o banco (Tesouro Nacional) e as contas (setores devedores) e a forma apropriada de distribuição da renda.  

“Eu achei a experiência na FHC incrível, vi coisas da história do dinheiro brasileiro, que eu não sabia, as atividades que foram propostas para nós do curso de Auxiliar Administrativo ajudou com que conseguimos      entender melhor e dar uma opinião sobre tudo que aconteceu e acontece nas finanças do Brasil, eu espero poder voltar outras vezes para conhecer mais sobre a Fundação!" declarou, Stefani Aguilera Paixão, Educanda da Turma de Auxiliar Administrativo.


Visita Técnica na Empresa Ortosintese
No mês de outubro os educandos visitaram a empresa Ortosintese, conhecendo a dinâmica da empresa, além de visitar os mais de 5 ex-educandos que hoje atuam na empresa!

Workshop turma de Logística empresa CUMMINS
Ainda no mês de setembro, os jovens e adultos do CEDESP Bom Retiro e Vila Paulistana, participaram do Workshop de Logística com a equipe de voluntários das empresa CUMMINS.

Durante 3 dias os alunos participaram ativamente do workshop no qual foi abordado diversos temas como planejamento, operação, distribuição, programação entre outras funções da logística. No último dia todos participaram de uma atividade, onde foram separados em grupos para efetuarem a montagem de um quebra-cabeça necessitando pedir peças em outros grupos para concluírem assim o seu quebra-cabeça, mostrando a importância do trabalho em equipe.
 
“Ouvir sobre Logística de quem trabalha na área nos dá uma dimensão da responsabilidade e entender que de fato uma empresa não funciona sem uma equipe de planejamento e logística, os 3 dias no mostrou como é importante essas atividades para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal” Denis Silva, concluiu Denis Silva, educando do Bom Retiro.


“Esses três dias foram muito especial e interessante pois acabou que me ajudou muito na compreensão dos assuntos, como por exemplo o assunto da curva ABC, que percebi como funciona realmente dentro da empresa e também aprendi muito sobre como acontece as ações durante a rotina deles na empresa e como eles lidam com os problemas que aparece. Foi espetacular adquirir mais conhecimento e receber uma motivação maior através das histórias e superações de cada profissional.", concluiu Beatriz Santos Morais, educanda da Vila Paulistana. 

 

Dia da Alegria 

Em comemoração ao Dia das Crianças, a galera da Pastoral animou os educandos com competições e desfile de melhor fantasia, além de atividades para resgatar o melhor em nós, como pular corda, quem esquece?! "Fogo, Foguinho!!!" 

 

Workshop turma de Mecânica empresa CUMMINS 

A galera do curso de Mecânica Automotiva Veículos Leves, recebeu a equipe de voluntários da empresa CUMMINS com seus motores e experiências do universo automotivo. 

 

Entrega de lenços no Instituto Quimioterapia e Beleza Flávia Flores
Os educandos do curso de Auxiliar Administrativo com Ênfase em Gestão e Empreendimentos e Marketing, uniram-se para arrecadar lenços no mês de Outubro, intensificando a Campanha Nacional do Outubro Rosa, o objetivo era doar os lenços arrecadados no IDB durante o mês de Outubro para o Instituto Quimioterapia e Beleza Flávia flores, ONG que acolhe pacientes oncológicas em tratamento, a fim de elevar a autoestima através de oficinas de beleza e doação de lenços.

"Chegamos ao Instituto Quimioterapia e Beleza Flávia Flores por volta das 10 horas da manhã e fomos recebidos pela diretora administrativa Débora Duarte, que nos apresentou o Instituto contanto uma breve história da fundadora Flávia Flores, a partir do livro que conta sua história a qual ela foi paciente oncológica, ela nos direcionou as dependências do Instituto onde acontecem as oficinas de beleza por maquiadores e tatuadores voluntários a pacientes que estão em tratamento e são direcionadas pelos hospitais e clínicas. Fizemos a entrega dos lenços e vimos como funciona a triagem e separação dos lenços doados por pessoas de todo o Brasil e como elas enviam para as pacientes oncológicas que fazem o pedido diretamente no site. Aprendemos com a maquiadora Rosana Cerri, voluntária do projeto a fazer flores com os lenços, que embelezam as pacientes elevando assim a sua autoestima.", contou Pâmela Fernanda, educadora do Curso.

“Agradecemos o privilégio de sermos e educandos do IDB – Bom Retiro e termos a honra de visitar e conhecer um lugar maravilhoso. O Instituto Quimioterapia e Beleza de Flavia Torres, mostrou um pedacinho do mundo de solidariedade e amor pelas pacientes oncológicas, transformando a vida de cada uma delas e nos dando a reflexão da morte para enxergar a força em luta pela vida!”, finalizaram Margareth Camargo e Yvy Corrêa, educandas do curso. 

 

Visita Técnica no Colégio Santa Terezinha com a Turma de Recursos Humanos

Com o objetivo de promover aos educandos a oportunidade de conhecerem as atividades que a Instituição realiza na área de Recurso Humanos, processos de contratação e integração de novos colaboradores, programas de treinamento e desenvolvimento, cultura da empresa e demais serviços relacionados a gestão de pessoas, a educadora Flávia Sousa, junto dos educandos da turma de Auxiliar Administrativo com ênfase em Recursos Humanos, estiveram no Colégio Santa Terezinha. 

 

A Coordenadora de RH Andréa Morim, junto a Analista de RH Julia Nascimento, contaram como é realizado do início ao fim os processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, divisão e gestão de cada setor. Foi apresentado formulários e questionários utilizados em cada processo seletivo.  Foi falado sobre ferramentas que são utilizadas nestes processos, como por exemplo: coach, grafologia, análise comportamental, dinâmicas.  Falou-se também da utilização das mídias sociais, que hoje em dia também são utilizadas como ferramenta de avaliação, e a importância de se construir uma boa imagem profissional, deram dicas de cursos e áreas de estudo para aperfeiçoamento a carreira de Recursos Humanos. Abertura para responder dúvidas e demais perguntas. 

 

"Visitamos e conhecemos o colégio Santa Terezinha, durante a visita nos aprofundamos sobre o funcionamento do RH naquele local, como eram entrevistas e processos seletivos. Também falavam de experiência já vividas e situações inusitadas que podem acontecer em um processo seletivo. Enfim, foi um dia muito produtivo, gostei bastante pois um tive uma boa noção de como funciona o RH na prática!", declarou Gabriela da Silva, educanda.

"(...) Fomos recebidos com muita simpatia, dividiram conosco o plano de carreira pessoal de cada uma delas, sobre suas motivações e tudo que já passaram para chegar onde estão. Foi muito interessante para nós conhecer de perto o RH do colégio. Uma ótima experiência!", complementou Nicolly da Silva, educanda.

Intervalo Musical

Muita animação com a galera no intervalo musical de novembro!!! 

Visita na Fábrica AMBEV Cambuci - Rótulos 


Os Educandos do Curso de Empreendimentos e Marketing, acompanhados das Educadoras Pâmela Fernanda e Maria Clara, com o objetivo de proporcionar aos educandos a experiência de ver de perto toda etapa da produção de rótulos  em uma empresa que é referência no ramo de  bebidas, levaram a turma para visita na Fábrica AMBEV Cambuci - Rótulos. "Chegando Na empresa, após fazer o cadastro fomos recebido pelo Joaquim de Carli, o mesmo nos entregou todo equipamento de EPI (equipamento de proteção individual) para que nossa visita fosse feita com segurança. Iniciamos a visita, conhecendo as dependências da empresa, passando pela parte de armazenagem, depois seguimos para a parte como era feita a fabricação, vimos todo o processo de produção e foi um momento bem interessante, pois ver um simples papel metálico ganhando formato e cor foi sensacional, o Joaquim de Carli, sempre nos acompanhando e a cada setor o supervisor da área nos explicava sua função e processos. Por fim chegamos na sala de qualidade onde tinha vários equipamentos para verificar a qualidade do papel desde quando chega na fábrica até o momento que o rótulo é finalizado. Lá eles fazem pesquisas, melhorias e trazem inovações tudo isso muito bem controlado. Nesta mesma área nos mostraram uma ferramenta que vê a potência e durabilidade dos rótulos, cada etapa é feita cuidadosamente. Neste Mesmo setor finalizamos a visita. Visitar a Ambev Rótulos,trouxe um "plus" para os jovens. A parte da embalagem/rótulos faz parte da elaboração de qualquer tipo de produto, vivenciar isso em uma empresa que é referência no segmento de bebidas nos proporciona um conhecimento surreal!", contou Pâmela. 


 “AMBEV é uma empresa muito conhecida e inovadora por cuidar de cada detalhe, na visita técnica que fizemos podemos perceber que sempre estão em busca de novidade e qualidade trazendo consigo cada vez mais confiança e credibilidade para com seus clientes, estando sempre à frente de seus concorrentes e estimulando cada vez mais seus colaboradores a fazerem um serviço com excelência.", finalizou Ramon Lion, educando. 

Workshop Turma de Recursos Humanos com a Empresa CUMMINS

Afim de proporcionar aos educandos a possibilidade de capacitação, conhecimento prático e interação com os colaboradores da área de Recurso Humanos de uma Multinacional, o Workshop Turma de Recursos Humanos com a Empresa CUMMINS,  traz também como objetivo, solidificar o que já foi apresentado em sala de aula e despertar nos participantes a importância de um plano de carreira.

Através de Dinâmicas, palestras e vivências do mundo corporativo, os educandos tiveram a oportunidade de conhecer diversas áreas de atuação e papel do profissional de Recursos Humanos, visão do que é trabalhar numa grande corporação, o comprometimento desta organização com a sociedade e o meio ambiente, estratégias de negócios, a cultura desta Organização, e como é trabalhado diversidade e carreira.

Os educandos interagiram e participaram de todas as atividades propostas, fizeram muitas perguntas e mostraram se satisfeitos e motivados com os temas abordados.

“No segundo dia de palestra, além de ser bem objetiva, fizemos uma atividade no qual teríamos de lidar com determinada situação. Mostrando assim como o RH é importante e como deve agir com todos na empresa.", citou a Educanda Ingrid Bastos.

“Todo o conteúdo foi de plena satisfação para o meu aprendizado, conhecimento e desenvolvimento.", declarou a também Educanda Rosenilda Silva. 

Veja todas as fotos

Texto e Fotos: Instituto Dom Bosco São Paulo - SP 


 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados