Relatos de uma história...

E O Instituto Dom Bosco caminha rumo aos 100 anos plantando alegria, transformação, descoberta e direitos, na Região Central da Capital. Com a chegada dos Salesianos no Centro de São Paulo, marca a História da Cidade no início do Século XX. Trazendo na Bagagem o Sonho de Dom Bosco – como marca fundante do seu carisma, nasce o Liceu Coração de Jesus como uma Casa Que Acolhe, educa, forma para a vida e, no ensino de um oficio, o caminho para a construção da dignidade. O Liceu abre as portas para acolher os Filhos mais nobres de São Paulo, mas também acolhia, educava e formava, os filhos dos que São Paulo, já naquela época lhe tinha virado as costas: filhos, netos de ex-escravos; migrantes e imigrantes. Quando a Cidade não queria ou não sabia o que fazer com estes “pequeninos”, o Salesiano, ao exemplo de seu Fundador, viu neles, o rosto do Próprio Cristo Jesus.

O Instituto Dom Bosco, é testemunha ocular na História do Crescimento da cidade, pois o pioneirismo da Educação Salesiana fortalece-se à medida em que cresce o trabalho Educativo Salesiano no Centro de São Paulo. No Início do Século XX – 1915 – A Região dos Campos Elíseos se constitui como uma região nobre, com qualidade de Vida, próximo ao Centro Político da Capital e Do Estado; Ao seu redor nasce, a Estação da Luz, um importante modal de transporte Ferroviário que Liga a Capital ao Litoral, fazendo escoar pelos trilhos do trem a riqueza econômica produzida no Estado; também aí assiste ao nascimento de uma importante obra paisagística, para agradar os senhores barões do Café que ali moravam – o Jardim da Luz (hoje, já bem mais deteriorado, Parque da Luz); um jardim privativo, elegante, com casa de chá, torre de observação e diversas espécies da Mata Atlântica, para garantir o deleite das Madames.

expandir a obra Salesiana, toma corpo e, em 1913 a Arquidiocese de São Paulo, doa para os Salesianos um terreno no Bom Retiro, distante do Liceu, meia légua (3 Km). Onde os Salesianos criam uma Nova Paróquia – a Paroquia de Nossa Senhora Auxiliadora. E Junto com a Construção da Paróquia, a Construção também para um novo espaço para as Oficinas. E então em 1919 nasce o Instituto, que começa com as Oficinas de Marmoraria, Carpintaria e Ferragem; das quais saíram o Altar, e outros elementos sacros da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Liceu. E desde então a História do Instituto Dom Bosco vem se consolidando como um espaço importante de formação profissional. Foi por um Tempo Colégio e, na década de 1980 retomou a sua vocação de Centro de Formação e Capacitação Profissional. Do Bom Retiro para São Paulo – Plataforma que lança sobre a cidade a Marca De Dom Bosco. E a Comunidade Salesiana, no início da Década de 1980 ousa mais uma vez avançar para águas mais profundas e, de lá parte para a Zona Leste, onde lá Padre Rosalvino, SDB fazendo nascer na Zona Leste a Obra Social Dom Bosco de Itaquera.

 

No Espaço que Viola direitos, o Instituto acolhe, protege, atende e garante vida, pois à medida em que a cidade foi se transformando, o bairro do Bom Retiro e seu entorno, na região central, também se transformaram. Passando a ser um polo comercial importante que oferece serviço a ser uma referência no comércio têxtil não só da Capital, mas do Brasil; no qual para cá diariamente deslocam-se milhares de trabalhadoras e trabalhadores da Capital e região metropolitana. Mas, é também uma região que tornou-se território que passou acolher imigrantes dos povos andinos – Peruanos, Bolivianos, Paraguaios – que são quase sempre absorvidos nas oficinas de costuras; e mais recentemente, passou a ser também morada dos novos imigrantes africanos que tem chego no Brasil. E mais uma vez, em profunda fidelidade à Missão Salesiana, o Instituto passa a atender estas populações; tornando-se uma porcentagem importante do público por nós atendidos. Seja no Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo – CEDESP ; ou no Centro da Criança e Adolescente - Programa Vida Melhor - CCA PROVIM; com dedicação, compromisso, doação e  alegria (Marcas fundantes do Carisma Salesiano); atuando de forma comprometida, evangélica e responsável não só no atendimento aos nossos educandos, bem como suas famílias; mas também com a mesma atenção e seriedade, no diálogo franco com o Poder Público, contribuindo ativamente para a discussão e implementação de políticas públicas que garantam os direitos fundamentais – como concretização dos sonhos de nosso Fundador, Dom Bosco e a experiência apreendida referência nossa atuação junto a Secretaria de Assistência e de Desenvolvimento Social, na Cidade, que faz com que o Instituto cresça ainda mais e amplie sua área de atuação, agora na Zona Norte de São Paulo, no Território do CRAS do Jaçanã – Tremembé, na Vila Paulistana, hoje com o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo – CEDESP que completará seus 17 anos.

O Legado do Instituto para os Próximos 100 Anos; está sendo consolidado pela sua presença, que nestes quase 100 anos de existência, acolheu, educou, formou para a vida, despertou para a Cidadania muita gente. Muitos destes que no passado foram educandos, hoje fazem parte de nossa grande família salesiana, seja como Salesianos Consagrados; seja como bons profissionais atuantes no mercado;  colaboradores no quadro de funcionários do Instituto; seja como parceiros do Instituto, hoje inseridos em empresas amigas que acolheram estes profissionais e, por meio destes conheceram mais afundo o trabalho importante realizado por nós;  e, graças a este trabalho, nasceu parcerias importantes que tem possibilitado com que cada vez mais o Instituto possa se aperfeiçoar mais e mais, para que diante das demandas e urgências dos novos tempos, o Instituto continue a responder de forma qualificada, comprometida e atual, sem perder o elã com os Valores e Princípios que sustentam  Vocação e missão Salesiana.  Ampliar ainda mais nossa relação com a cidade; fortalecer o diálogo qualificado com o poder público para garantir nossa atuação na defesa e na garantia dos direitos de nossos atendidos; e sobretudo, continuar acolhendo, formando, provocando, se encantando e promovendo o crescimento dos nosso atendidos – desde do encantamento, sinceridade e franqueza das crianças, passando pelo desejo, intranquilidade, alegria, firmeza e companheirismo do jovem até chegar à companhia, confiança, dedicação dos adultos.

“Não disse que seria fácil, mais que iria valer a pena!” S. João Bosco

Pois bem, é enfrentando as dificuldades, confiando na Graça Amorosa de Deus, que um dia encorajou Dom Bosco, que o Instituto tem caminhado; entregando-se de forma corajosa à misericórdia materna de Maria, a Mãe Auxiliadora, pois na Casa Salesiana “é ela quem tudo fez!” Deste modo seguiremos avante em nosso caminho realizando nossa missão como Família salesiana que somos, com os pés fincados no duro chão de nossa realidade, mais com o coração inquieto conectado no Coração Sagrado de nosso Fundador e com os olhos voltados para o Futuro; mais de ouvidos bem atentos, aguçados e sensíveis aos novos clamores que não nos permitem nos acomodar. Por que para nós “...educar é Obra do Coração!”  S. João Bosco

Israel D. Marques - Educador do CEDESP Vila Paulistana

Texto: Comunicação e Marketing IDB  | Fotos: Instituto Dom Bosco

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados