Parceria IDB e Ação Comunitária completam 5 anos

Há cinco anos o Instituto Dom Bosco tem uma parceria com a Ação Comunitária Senhor Santo Cristo. Esta ONG foi fundada em 1986, pauta suas atividades na garantia dos direitos fundamentais e reconhece o adolescente como sujeito de direitos e deveres. A entidade acolhe crianças e adolescentes e sua família possibilitando a criação do vínculo essencial no papel de facilitadora abrindo espaços de discussão, revendo valores, conceitos valorizando o estudo, o trabalho e a profissionalização que refletirá em atitudes perspectivas futuras positivas.

O serviço de medidas socioeducativas em meio aberto é referenciado ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS e tem por finalidade prover atenção socioassistencial e o acompanhamento aos adolescentes e jovens de ambos os sexos em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, de Liberdade Assistida e/ou Prestação de Serviços à Comunidade, determinadas judicialmente. O serviço deve contribuir para o acesso a direitos e a resinificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens.

As Medidas sócio-educativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade são sanções aplicadas ao adolescente que praticou ato infracional, conforme previsto no artigo 112, do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, cujo objetivo é oferecer acompanhamento social ao adolescente durante o cumprimento da medida socioeducativa de Liberdade Assistida e/ou de
Prestação de Serviços à Comunidade.

E é justamente na prestação de serviços à comunidade que o IDB entra, pois acolhemos o/a jovem, o qual nos auxilia em serviços burocráticos que não envolvem informações confidenciais. O/a jovem, junto com o educador da Ação Comunitária Senhor Santo Cristo é acolhido pela Coordenação Administrativa, quando é feita a primeira escuta e fornecidas as orientações.

Posteriormente o jovem vem sem acompanhante prestar as horas de serviço à comunidade. Durante esse período, ele tem orientação e apoio da equipe do escritório Administrativo do IDB. Poderíamos acolher automaticamente este jovem somente para cumprir as horas estabelecidas judicialmente, mas como diferencial de casa salesiana proporcionamos a vivencia em um ambiente acolhedor com diálogo, convivência em intervalos lúdicos, café da tarde além de orientações sobre o mundo de trabalho.

Abraçamos esta ideia, pois este tipo de serviço está muito relacionado com o trabalho salesiano, até pelo fato que o IDB já teve diversas experiências de realização de convênio de proteção especial. Com diferencial salesiano, assim que as horas são concluídas, a coordenação administrativa conversa com o jovem para que reflita sobre sua vida e suas ações, traçando um novo caminho e uma nova perspectiva de vida.

“É muito importante o jovem se sentir bem acolhido. Acolhemos o jovem de liberdade assistida sem preconceito, e ele é bem tratado como todos os outros. Conversamos bastante com eles. Essa relação é essencial para que ele perceba que pode ter uma nova vida.” concluiu Priscila Naomi Watanabe Assistente Administrativa do Instituto Dom Bosco.

Texto: Pérola Barranco Brito | Fotos: FreePik

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados