Parada Pedagógica Online reúne equipe do IDB

A  reunião com mais de 70 pessoas evidenciou o Protocolo de Prevenção e Proteção de Crianças, Adolescentes e Vulneráveis - 2020

Ainda que a Pandemia provocada pelo COVID permaneça em todo o mundo, o Instituto Dom Bosco, desde o início do isolamento social promove reuniões e integração entre colaboradores e educandos. No dia 31 de julho, não foi diferente, toda a última sexta feira do mês acontecem as Paradas Pedagógicas e, ainda que em isolamento, o IDB realizou a sua formação online.

 

Na abertura: Lucas Andrade, Marcos Roberto e Paula Araujo (educadores), realizaram a interpretação e o significado de: "Coração Esperançoso como de uma Criança". Na sequência, Padre Ronaldo Zacarias, tratou sobre o tema: Sexualidade e Abuso Sexual. Durante a formação inicial, Pe Ronaldo, convidou para as mais diversas reflexões, principalmente em recordar que: "O amor não machuca! (...) Precisamos prevenir para não punir!". Após a introdução, foi aberto um debate, onde os educadores poderiam fazer perguntas e expor suas opiniões.

 

No segundo momento, foi evidenciado o: Protocolo de Prevenção e Proteção de Crianças, Adolescentes e Vulneráveis - 2020 da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora. Detalhadamente, Pe Ronaldo, esclareceu todos âmbitos de aplicação, providências, responsabilidades jurídicas, denúncias e a postura da Igreja, que hoje indica tolerância 0 para qualquer tipo de abuso, inclusive de omissões. Informou todo o processo investigativo que ocorre e deixou mais uma vez evidente as medidas preventivas para evitar quaisquer tipos de atrocidades.

 

Deixou à disposição os canais de denúncia, sendo: diretos, ou pelo canal alternativo (anônimo), através do telefone: 11 94456-8564 ou via email: denuncia.bsp@salesianos.com.br. Deixou claro todo o procedimento e finalizou com um debate sobre a questão. Ao fim, foi apresentado por Pe Helio Espinula, Diretor Presidente da obra, o Termo de Declaração, Responsabilidade e Recebimento da 4ª edição do Protocolo para a Prevenção e Proteção de Crianças, Adolescentes e Vulneráveis da Inspetoria Salesiana de São Paulo - 2020, que deverá ser lido e assinado pelos colaboradores da Obra.

 

A transmissão da Parada Pedagógica - Julho, aconteceu via TeamLink e Grupo do Facebook, para aqueles que a internet estava oscilando. Além disso, o IDB disponibilizou aos colaboradores um espaço seguro e com acesso, na obra, para aqueles que não possuíam ferramentas para acessar os canais. O momento rendeu mais de 70 participações.  

Texto e Fotos: Instituto Dom Bosco São Paulo - SP 


 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados