Monitoria IDB – Pinacoteca e Parque da Luz

No início do mês de setembro, os educandos do CEDESP Instituto Dom Bosco Bom Retiro curso Assistente Administrativo, estiveram envolvidos no estudo, planejamento, elaboração e apresentação do Projeto de Monitoria do Parque da Luz e do Museu da Pinacoteca. Foram três dias importantes de preparação, visitas e pesquisas. Após esse período de estudos, os futuros monitores iniciaram a construção desse projeto: elaborar um trabalho de monitoria que contemplasse o parque e o museu, apresentando sua história e as principais obras.

O projeto foi dividido em quatro etapas: sala de aula, onde uma educadora da Pinacoteca realizou alguns exercícios para trabalhar o nosso olhar sobre a arte. Entender a sutil diferença entre “ver e olhar” e o que podemos perceber, pois não há um conceito definido de certo ou errado quando se trata de arte, já que “ela serve para provocar”. Na segunda etapa, os alunos fizeram uma visita monitorada ao Parque da Luz: aprenderam sobre sua importância para a cidade de São Paulo, suas curiosidades e sua estrutura.

Na terceira etapa, também monitorada, conheceram a Pinacoteca e algumas obras. E por último, nas aulas de comunicação com a educadora e mentora Antonietta Furmankiewicz, os educandos tiveram a orientação para o planejamento da parte escrita e do roteiro que seria feito para os educandos visitantes. Os grupos ainda fizeram uma pré-apresentação em sala de aula para os próprios colegas, a fim de apontar sugestões.

Esse trabalhou possibilitou desenvolver técnicas de linguagem verbal e interpessoal, além da criatividade e do senso de responsabilidade em conduzir apresentações em pequenos grupos.

 

No final da monitoria, foi entregue aos educandos o certificado de participação e conclusão do projeto.

“Como educadora que acompanhou esse projeto, percebi um empenho muito grande por parte dos alunos: responsabilidade, trabalho em equipe e sede de conhecimento. Vi que além do protagonismo juvenil, o trabalho despertou o interesse e a curiosidade pela arte. Em novembro, os alunos realizaram a monitoria, da qual, sem sombra de dúvida, foi uma experiência fantástica para o currículo pessoal e profissional de cada um”., conclui Antonietta.

Texto: Comunicação e Marketing IDB  | Fotos: Instituto Dom Bosco

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados