Atendimento aos usuários, família e Comunidade: Missão do IDB!

Ainda que em datas e escalas diferentes, a Parada Pedagógica do mês de maio, abordou temas semelhantes entre as unidades do IDB: Castelinho Dom Bosco, Unidade Bom Retiro e Vila Paulistana.

Devido ao agravamento da Pandemia provocada pelo Coronavírus as medidas de isolamento social permanecem, portanto, a Parada Pedagógica do Instituto Dom Bosco São Paulo -SP, do mês de maio, foi realizada no formato on-line. Desde o início do ano o IDB assumiu a Direção do Castelinho, tornando-se então Castelinho Dom Bosco. A equipe do CDB, realizará por um período a sua PP individualmente, até possa ser nivelado os conhecimentos e acompanhamentos já então realizados pelas unidade Bom Retiro e Vila Paulistana.

 

O momento aconteceu no dia 21 no CDB e no dia 28 para o BR e VP, formando assim cerca de 100 colaboradores para as mais variadas naturezas, destaque para “Instituto Dom Bosco - A missão no atendimento aos usuários, família e comunidade”, que foi abrangente para todas as Unidades.

 

No Castelinho...

O dia iniciou com acolhida e apresentação dos membros da Equipe da Pastoral, Grupo de Ação Missionária GAM e Articulação da Juventude Salesiana AJS.
 

A formação deu início com Rosana Ap Ferreira, Coordenadora do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP BR  e Myrian Varallo, Coordenadora do Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor CCA PROVIM BR. O objetivo era apresentar aos colaboradores a importância da missão confinada as todas as Unidades, trazendo características e conceitos da Identidade Organizacional. O momento foi de descontração e partilha junto aos membros do Castelinho, que aproveitaram para expor suas reflexões.

No segundo momento a equipe do Don Bosco Green Alliance (Aliança Verde de Dom Bosco), apresentou o projeto, compromissos e diretrizes. Alguns dos compromissos já realizados no IDB foram apresentados, como: Destinação correta do óleo de cozinha, compostagem, diminuição de impressões, captação de água de chuva, utilização de garrafas e canecas (evitando o uso de copos descartáveis) e separação correta dos resíduos. A unidade Castelinho torna-se parte deste grande movimento em prol do meio ambiente.

Concluindo a parte da manhã, Fabiana Santello, Técnica Especializada em Comunicação Social, apresentou a identidade visual do IDB e os formatos que devem ser utilizados na produção dos materiais de comunicação. No período da tarde Laryssa Ferreira, responsável pelo Recursos Humanos, fez uma explanação sobre a utilização do Ahgora, sistema utilizado para a marcação do ponto. Neste momento, os técnicos puderam esclarecer as dúvidas.

Unidades BR e VP
A abertura do momento contou com a equipe de Pastoral (Paula Macedo, Larissa Borges, Maria Clara, Marcos Nunes, Pe. Magno Fonzar e Ramon), propondo uma reflexão individual sobre o mês das mães. Na sequência a palavra foi aberta para todos, para que cada um manifesta-se, de maneira breve, suas aflições e pudessem colocar em pensamento junto à todos. Entre as expressões, o lamento sobre as mais de 450 mil vidas perdidas (até o momento), devido a pandemia provocada pela Covid-19. Ainda no primeiro momento o agradecimento e as considerações ao Pe. Magno, que consagrou-se Padre no dia 22 de maio.

No segundo momento, seguindo a temática: “Instituto Dom Bosco - A missão no atendimento aos usuários, família e comunidade”, os Eixos Temáticos trabalhados foram: 

 

  • Alinhamento de ações em rede: A importância da formação continuada; Caminhos para a ressignificação e atualização dos trabalhos desenvolvidos pelos orientadores e técnicos; 

  • Atitudes pedagógicas: Escutar; intervir; Propor; Experienciar; Discernir; Comprometer e Partilhar; 

  • Ambiente favorável: Prevenção; Acolhimento; Formação Integral; Ser presença Positiva e estimuladora; Parceria junto a família e comunidade; Confiar no usuário e Garantir direitos.
     

Iniciando com Marcos, responsável pelo Relacionamento Institucional da Obra, a proposta do Educador foi sobre ressignificar, criar métodos, projetos, buscar melhorias em prol dos atendidos, para isso realizou duas perguntas: Por que fazemos? E o que fazemos? Diante desses questionamentos, ressaltou a importância de nos aproximarmos para compreendermos a necessidade dos usuários, parafraseando Dom Bosco citou: "Em todo jovem mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito”. Elencou ainda os compromissos: Aproximar-se; Escutar; Intervir; Propor; Experenciar; Discernir; Comprometer e Compartilhar. Na sequência, foi a vez de Gisélia Rodrigues, Assistente Técnica VP, trazendo a importância da identidade e do carisma. Ana Cláudia, Técnica Especializada na área de RH, CEDESP VP, falou sobre a prevenção e o acolhimento. Antes do intervalo foi sugerida uma dinâmica, dividindo os presentes em grupos para debater sobre os assuntos expostos. Na retomada cada grupo, representado por um(a), respondeu com suas observações.

 

Regiane Santos, Assistente Técnica do CCA PROVIM BR, deu continuidade na fala sobre as atitudes pedagógicas. O momento contou ainda com Josué Avendano, Auxiliar Administrativo CEDESP BR, trazendo a relevância dos Direitos Humanos e Igor Coelho, Auxiliar Administrativo CCA PROVIM BR, que já participou dos serviços CCA PROVIM e CEDESP, na Obra, emocionando a todos ao citar a gratidão aos Educadores e a Instituição, relatando vivencias da época em que era Educando. “Muito obrigado Educador, por tudo o que você faz!”, citou Igor.

 

Para concluir, os representantes do Don Bosco Green Alliance – Aliança Verde de Dom Bosco, trouxe a questão: “Plástico: Mocinho, ou vilão?”. De forma breve orientou os participantes em como reduzir e reciclar este material. Laryssa, concluiu com as informações do RH.

 

Além da transmissão on-line e ao vivo, o IDB disponibilizou aos colaboradores um espaço seguro e com acesso, na obra, para aqueles que não possuíam ferramentas para acessar os canais. Todas as informações foram enviadas posteriormente via e-mail.

Clique aqui e veja todas as fotos

Texto e Fotos: Instituto Dom Bosco São Paulo - SP 


 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

arrow&v

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados