Mecânica em Destaque
Aulas práticas, Workshop com voluntários da CUMMINS, Projeto de Formação Humana e muito mais no 1º semestre de 2019

A primeira vez a gente nunca esquece! Foi assim com os educandos do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP do Instituto Dom Bosco São Paulo - SP. O Curso de Mecânica Automotiva Veículos Leves, iniciou suas aulas práticas no mês de maio, onde o educador Marcelo Belo e o auxiliar técnico Jones de Sena, orientaram de forma prática como retirar os componentes do freio, além disso, saber como e quando realizar a troca das peças, identificando sempre se estão, ou não debilitadas.

"Iniciou-se com a explicação teórica e prática do educador, em seguida os jovens se dividiram em dois grupos, cada um ficou em uma roda dianteira do veículo, desse modo, cada educando foi desmontando, verificando e montando todo o sistema de freio do carro até que todos participassem. E por fim cada jovem fez um relatório diagnosticando as condições do sistema de freio do automóvel. Foi uma aula muito produtiva e importante, tornando a aula dinâmica, interativa e de grande importância para os educandos futuramente no mercado de trabalho”., declarou Jones.

Do dia 21 ao dia 23 de maio, a empresa CUMMINS do Brasil, que atua como parceira do Instituto desde 2018, com o objetivo de exemplificar para os educandos de Mecânica o funcionamento de cada componente do motor Ciclo Otto e do Ciclo Diesel, além de salientar a importância desses itens e explicar os geradores e o diferencial dos motores CUMMINS, estiveram presentes na Obra, através do Programa de Voluntariado da Empresa, realizando três dias de workshop com a turma. Durante as apresentações, para maior visualização, a multinacional disponibilizou um motor da marca para demonstração. Estiveram presentes Marcelo, Vinícius Sousa e Jones, educadores do curso; além dos engenheiros Hudson R. Simoni e Luigi Vicente.

"Os educandos ficaram impressionados com a mecânica dos motores. Esses três dias foram ricos em conhecimento, foram dias nos quais todos puderam esclarecer dúvidas em relação aos ciclos, graças a disponibilidade e a paciência dos engenheiros os jovens estão cada vez mais animados para aprofundar seus conhecimentos”, declarou Jones.

Durante o semestre, foi trabalhado também na disciplina de Formação Humana, o Projeto Estratégias de Vida/ tema: Autossabotagem. O objetivo era desenvolver uma atividade que consiste na leitura do livro com base no filme proposto pelo Projeto Cine e Livro, da Biblioteca, o livro e filme Fahrenheit 451 em parceria com a educadora Angêla Lopes, responsável pelo acervo.

"Os educandos após escolherem o livro que mais lhe agradou, iniciam a leitura registrando as frases mais significativas para partilharem com os colegas em sala. Atingi a proposta feita aos educandos a maioria solicitou levar o livro emprestado para casa para poder ler todo o livro. E os que não puderam, escolheram ficar em alguns intervalos das aulas propostas para a atividade e assim m ler o livro completo. Foi um trabalho gratificante, pois até os que tinham dificuldade para ler deram o testemunho de estar mais seguro para continuar.", concluiu Maria Clara, responsável pela Formação Humana.
 

Texto e Fotos: Instituto Dom Bosco São Paulo - SP 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados