​IDB realiza lives de apoio psicológico

A Psicóloga Monique Carvalho, reúne mais de 70 jovens desde de junho durante suas conversas

Desde o início da Pandemia, o IDB tem buscado os mais diversos meios para auxiliar, dar apoio e assistência aos educandos e familiares da Obra. Para contribuir, a Psicóloga da Instituição, Monique Carvalho, tem realizado uma Coluna Semanal chamada: #conversandosobresaudemental💬 onde alguns assuntos como ansiedade, depressão e emoções em geral estão sendo abordados e divulgados em forma de textos, vídeos, além de dicas para lidar com estes sentimentos. Mas, no mês de junho a Educadora realizou uma live pelo instagram da Instituição, o tema: "Conversando sobre Relacionamentos Abusivos”, teve a participação de mais de 40 pessoas. Já na primeira sexta feira de agosto, o tema foi: “Vamos falar sobre Autoestima?”, que reuniu 30 participantes.​

Para assistir as lives basta acessar os links: "Conversando sobre Relacionamentos Abusivos”

"Vamos falar sobre Autoestima?" Parte IParte II

Auto reflexão, Dicas e até mesmo o gráfico mostrado no início da live "Vamos falar sobre Autoestima", foi elencado para vocês abaixo.

Ao se ACOLHER VOCÊ SE ESCOLHE” (Karina Okajima Fukumitsu)

Iniciou-se com a seguinte pergunta: 1) O que é Autoestima pra vocês?, com o objetivo de, inicialmente gerar uma reflexão mais subjetiva mesmo para que posteriormente a mesma torna-se coletiva, a fim de abrir essa temática tão ampla que se mostra a cada passo mais importante de ser compreendida por cada um de nós, para que possamos construir e estabelecer vínculos e relacionamentos mais saudáveis com nós mesmos e com os outros a nossa volta a partir de então, como também em prol de um melhor cuidado com nossa saúde mental, bem estar e qualidade de vida, não só hoje nesse momento que enfrentamos de pandemia, mais sempre, enquanto um hábito de autocuidado a ser desenvolvido por nós ao longo de nossa caminhada pela vida.

Em seguida, foi exposto e compartilhado pela Psicóloga um Gráfico, sendo utilizado a fim de debater acerca dos ideais e imaginários em relação a Autoestima, o correlacionando com o que foi trazido nos comentários por todos participantes ao vivo, de modo a ilustrar e reforçar as diferentes percepções que temos sobre o assunto e principalmente do que muitas vezes as pessoas possam vir a acreditar que seja a Baixa Autoestima e consequentemente a Autoestima, pois estas visões, significações, imaginários e sentidos subjetivos de cada um pode influenciar ou impactar na postura e lida que cada um terá com sua autoestima ou em relação ao processo de construção da mesma. 

Monique, durante as lives

No decorrer da Live, também foi debatido e reforçado o importante papel que tem o Autoconhecimento pra nós e principalmente nesse processo da construção de nossas autoestimas tendo em vista o relacionamento que iremos estabelecer com nós mesmos ao longo da vida, sendo compreendido por todos portanto, enquanto uma chave e pilar fundamental para lidarmos com nós mesmos, com as adversidades, com nosso bem estar, saúde mental, desenvolvimento e também com os vínculos e comunicação que temos com os outros e mundo como um todo, de modo a contemplar todos nossos setores de vida (trabalho/profissional, familiar, social, espiritual, intelectual, saúde, lazer, pessoal/relacional,...).

 

“OLHE PARA DENTRO, PARA AS SUAS PROFUNDEZAS, APRENDA PRIMEIRO A SE CONHECER” (Sigmund Freud)

 

Para tanto, foram sugeridas enquanto DICAS, algumas perguntas e questões de reflexão para que todos pudessem, respeitando seus limites e tempo interno, responderem e escreverem sobre elas, a fim de inicialmente poder auxiliá-los nesse ponta pé inicial de seus autoconhecimentos. Foram expostas as seguintes perguntas:

1) QUEM SÃO VOCÊS DE VERDADE?

2) COMO É A RELAÇÃO DE VOCÊS COM VOCÊS MESMOS? (quais são seus “melhores” e “piores” lados/partes? O que fazemos bem e o que não fazemos? O que vocês amam em vocês e o que vocês não gostam tanto em vocês mesmos)?

3) E O RELACIONAMENTO DE VOCÊS COM OS OUTROS COMO É?

4) COMO VOCÊS SE POSICIONAM NO MUNDO? (quando digo isso, envolve os vários setores que temos de vida, então como vcs são no trabalho, na família, no meio social,...).

5) QUEM PARTICIPOU DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA DE VOCÊS ATÉ AQUI? (pensando na infância e adolescência de vocês até os dias de hoje, podendo ser familiares, amigos, pessoas de referência como figuras religiosas, professores, dentre outros....).

6) SERÁ QUE VOCÊS TEM SE PERMITIDO CAMINHAR NO TEMPO E RITMO DE VOCÊS?

7) SE PERGUNTEM POR UM MOMENTO:

- Eu me aceito e reconheço meu valor?

- Eu aceito os outros?

- Eu aceito e me permito errar ou me culpo por isso, por que?

- SEI DIZER NÃO quando é necessário?

- Confio em mim mesmo?

- Eu me conheço (sei quais são meus interesses, meus pontos fortes e fracos, o que gosto e não gosto, o que desejo, meus limites e capacidades,..)?

- Quando alguém me diminui ou subestima, eu consigo reconhecer quem sou verdadeiramente sem que isso que venha do outro me afete?

8) O QUE É BELO/BELEZA PRA MIM?

9) O que é importante pra mim?

10) Quem são as pessoa mais importantes pra mim/ou da minha família?

11) Quem são as amizades importantes pra mim?

12) No meu tempo livre gosto de:...

13) Meu lugar preferido é:...

14) Trabalho pra mim é:...

15) Meus sonhos são:...

16) Eu gosto e não gosto de:....

17) O que me interessa e motiva é:...

18) Eu me sinto bem comigo mesmo e atraente quando...

19) Se estou nervoso ou estressado o que me acalma é:...

20) Me destaco na escola/curso ou no trabalho quando....

21) Minha maior habilidade é:...

22) O que preciso melhorar em mim é....

23) EU SOU....

Depois, guarde bem essas respostas e vai explorando outras questões sobre você mesmo com o tempo para que você possa vir a se conhecer a cada passo mais, melhorando seu relacionamento com você mesmo e consequentemente com o outro, isso ajudará você a cuidar bem desse seu espaço, território e mundo particular, pois tudo isso faz parte de sua essência, afinal como disse Clarice Lispector: “Cada pessoa é um Mundo”.

No entanto, foi frisado a todo tempo que nem sempre estaremos nos sentido bem ou fortalecidos no momento para realizarmos esses processos de construção de nossa autoestima ou do autoconhecimento sozinhos e que está tudo bem com isso, pois poderemos nesse caminho também sempre contar com Redes de Apoio (amigos, familiares, figuras religiosas, professores/educadores, outras pessoas em quem confiem), mas principalmente com profissionais de saúde como psiquiatras e psicólogos a fim de facilitar e melhor amparar nos nessa jornada, afinal #juntosomosmaisfortes.

Com isso, a Psicóloga Monique Carvalho disponibilizou e reforçou sobre a possibilidade dos atendimentos de apoio psicológicos breves aos Educandos matriculados em nossos cursos e serviços nos semestres deste ano e estendendo para suas famílias caso precisassem ou quisessem conversar em particular/individualmente com a mesma, orientando ser necessário somente que entrassem em contato com as suas coordenações ou educadores para que agendássemos e viabilizássemos essa conversa tornando-a possível.

Contudo, aos demais participantes ou seguidores do Instagram do Instituto que não seguem no momento matriculados neste ano nos serviços conosco, a psicóloga disse que deixaria a disposição um link contendo profissionais da saúde como psicólogos, psiquiatras e instituições que estão nesse momento de pandemia oferecendo seus serviços de modo online e gratuito para assistência e acolhimento, com quem podem contar em ajuda se preciso. Tal link segue aqui: https://vitaalere.com.br/servicos-de-atendimento-apoio-psicologico-online-e-gratuito/

Enquanto última reflexão, a psicóloga lançou a seguinte pergunta: “ENTÃO, O QUE VOCÊS PODEM COMEÇAR A FAZER POR VOCÊS E SUAS AUTOESTIMAS HOJE?”, para que cada um pudesse voltar para si mesmo e começassem a identificar no aqui e agora o que podem transformar em ação e cuidado consigo, em prol de suas saúdes mentais, bem estar e qualidade de vida, a partir do processo de construção e ou de fortalecimento de suas autoestimas e autoconhecimento.

A Live foi finalizada com um escrito de Fernando Pessoa, que gerou bastante sentido e significado para Psicóloga, em análise ao momento de pandemia vivenciado por todos nós como também tendo em vista toda a rica partilha e interação que foi possibilitada ao longo do potente e especial bate papo com todos participantes nessa live de Autoestima, a mesma disse que gostaria assim de poder compartilhar com todos para que lhes trouxesse igualmente sentido:

“É o tempo da travessia

E se não ousarmos fazê-la

Teremos ficado para sempre

À margem de nós mesmos”

(Fernando Pessoa).

Texto: Comunicação Instituto Dom Bosco e Mônique Carvalho | Fotos: Instituto Dom Bosco 


 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados