Indicação literária do mês - Agosto/2015

Dom Bosco, meu amigo

 

Este livro permitirá que você descubra a vida impressionante de um padre, Dom Bosco.

Ele se identifica com os meninos e adolescentes pobres e abandonados; e os convida aos caminhos do evangelho.

Príncipios Pedagógicos do Sistema preventivo de Dom Bosco visto através da Carta de Roma

"Esse pequeno tratado sobre o sistema preventivo, escrito originalmente para a inauguração da casa de Nice, França, e posteriormente colocado como introdução ao regulamento do Oratório de São Francisco de Sales, por muito tempo serviu de base para os estudos e prática do sistema educativo das casas salesianas. Com o capítulo "Geral Especial", realizado após Concília Vaticano II, como se descosbriu a carta de Roma, a qual passou a ser o ponto de partida para o conhecimento e a prática da pedagogia Salesiana".

A mãe de Dom Bosco

Dois quartos de dormir, dos quais um é também cozinha. Duas pequenas camas, dois bancos, duas cadeiras, uma mesinha, uma panlea, uma caçarola, alguns pratos, um relógio dado por caridade.

Assim Dom Bosco recebia sua mãe, Margarida Occhiena, Oratório de Valdocco. E deixara a cida da terra natal para ajudar seu filho a cuidar dos meninos e jovens pobred de Turim (Itália).

Indicação especial - Bicentenário de Dom Bosco

Infanto Juvenil

Terra de Histórias - O Feitiço do Desejo

 

Alex e Conner se reviraram de um lado a outro durante a noite toda pensando no Feitiço do Desejo. Mas não havia dúvida. Se o diário oferecia um caminho possível para casa, então eles teriam de seguir toda e qualquer instrução ali contida. Não tinham escolha.

Os irmãos Bailey estavam prestes a embarcar na mais formidavel caça ao tesouro de suas vidas.

O Hobbit

 

Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é pertubardo quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!

A menina que colecionava Borboletas

 

Bruna Vieira está cada vez mais longe dos quinze, e sabe que crescer nunca é tão simples. Considerada uma das blogueiras mais influentes do mundo, mais uma vez ela dá vazão ao seu talento como escritora com este seu novo livro de crônicas e pensamentos, em que mostra o quanto amadurecer e conquistar a independência é maravilhoso, mas tem seus desafios e poréns. A garota do interior que usa batom vermelho e que realizou seus maiores sonhos continua inspirando adolescentes de todo o país. Para ela, as páginas deste livro significam o bater de asas das borboletas que colecionou dentro do peito por algum tempo e que agora, finalmente, pode deixar que voem livres por aí.

Ficção Ciêntifica

Laranja Mecânica

Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma resposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto.

1984

Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O'Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que "só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade: só o poder pelo poder, poder puro".

Admiravel Mundo Novo

Uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, na qual a mera menção das antiquadas palavras “pai” e “mãe” produzem repugnância. Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento. Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo. Um universo que louva o avanço da técnica, a linha de montagem, a produção em série, a uniformidade, e que idolatra Henry Ford.

Biblioteca patrocinada por

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados