Instituto Dom Bosco sedia reunião da RSB - Social, polo SP

Em 24 de setembro de 2015, o Instituto Dom Bosco recebeu a presença de todos os coordenadores e responsáveis pelas obras sociais salesianas do polo São Paulo, para a apresentação do plano de trabalho da Rede Salesiana Brasil - Ação Social.

 

A reunião iniciou-se com a apresentação de capoeira e música das crianças do CCA - PROVIM do Instituto Dom Bosco - Bom Retiro, e em seguida foram propostas discussões em grupo para determinar as atividades a serem aplicadas pelo polo regional.

 

Já conhece a Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social)? Veja mais:

  

Dom Bosco, como carinhosamente é chamado São João Bosco, declarado “pai e mestre da juventude” pela Igreja, iniciou no ano de 1841, na Itália, um vasto movimento voltado ao apoio, à educação e à evangelização de adolescentes e jovens que viviam desorientados na cidade de Turim.

 

Há 126 anos os Salesianos de Dom Bosco e as Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora chegaram ao Brasil e desde então dedicam-se à educação e à formação de crianças, de adolescentes e de jovens, em especial daqueles em situação de vulnerabilidade e de exclusão social.

Por meio de Obras Sociais, Colégios, Paróquias, Universidades e outras formas foram fazendo-se presentes em todo o território nacional para a promoção da cidadania das novas gerações.

 

A necessidade de responder aos desafios do tempo presente, têm trazido para a organização de toda a grande missão salesiana o conceito do trabalho integrado e articulado, que hoje recebe o nome de REDE.

 

Há quase dez anos as escolas administradas pelos Salesianos e pelas Salesianas, percorrem um pujante caminho de construção da Rede Salesiana de Escolas. Nos últimos anos também os trabalhos desenvolvidos no campo da ação social têm buscado formas para a integração e a consolidação da Rede Salesiana Brasil de Ação Social.

 

O processo de organizar-se como rede tem mobilizado as seis Inspetorias SDB e as nove Inspetorias FMA, por meio das quais a presença salesiana distribui-se no território nacional, atuando a partir de diferentes programas: ações complementares à escola, acolhimento institucional, profissionalização, encaminhamento para o trabalho, missões entre os povos indígenas, escolas populares, dentre outros.

 

Impulsionando o projeto de Dom Bosco, a Rede Salesiana Brasil de Ação Social é um ambiente de articulação e relacionamento entre as presenças salesianas para o incentivo, a formação e o fortalecimento da ação social, com o enfoque pastoral e evangelizador.

 

O que move a Rede é a aposta nas competências das crianças, dos adolescentes e dos jovens para a transformação positiva da sociedade.


A Rede busca alcançar a promoção do desenvolvimento integral das novas gerações, colaborando para construir uma sociedade que acolhe a condição juvenil e investe nela suas melhores energias para promover paz, liberdade, solidariedade e justiça social como parte da vida de todas as pessoas.

 

Para isso, a Rede concentra-se em promover a educação social e o carisma salesiano enquanto meios para o desenvolvimento integral da infância, da adolescência e da juventude no Brasil. A Rede assume a espiritualidade como elemento de saúde, de cidadania, de direitos humanos, de transcendência e de encontro da pessoa humana consigo, com o outro e com o mundo, reconhecendo as crianças, os adolescentes e os jovens como sujeitos de direito em condição peculiar de desenvolvimento e como energia de transformação positiva da sociedade.

  

Escrito por Lucas Silva / Fotos: Lucas Silva / Fonte: http://dataresas.resas.org.br

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados