IDB promove “Dia na Fazenda”

No dia 21 de agosto, cerca de 40 educandos do Centro para Crianças e Adolescentes CCA – Programa Vida Melhor PROVIM, participaram da visita ao Hotel Fazenda Paraty, localizado em Ibiúna, interior de São Paulo. Os eleitos para vivenciarem a experiência Projeto Vida Verde – Vivência Ambiental, foram aqueles que tiveram melhor comportamento e desempenho nas atividades durante o primeiro semestre de 2018. O valor investido no passeio foi financiado pela campanha Rede do Bem, do Instituto.

O Projeto Viva Verde Vivência Ambiental, tem como objetivo conectar crianças, jovens e adolescentes de modo afetivo, emocional e intelectual ao conhecimento ambiental. O intuito era proporcionar aos educandos e educadores presentes (Ângela Lopes, Fabiana Santello, João Silva e Lucas Silva), uma ampla área de exploração da mata, assim como a vida no campo, apresentada por uma equipe de profissionais qualificados para a mediação das atividades pedagógicas e desenvolvimento de atividades recreativas. O projeto acredita na interação com a natureza como processo de formação ao indivíduo, desenvolvendo nos visitantes o respeito e cuidado, replicando para o seu convívio social e ambiental.

Durante a visita, logo no primeiro horário, os educandos contaram com um reforçado café da manhã ás 07h30, junto da apresentação da Equipe Timbalaia de Lazer na sequência, que em seu quadro de colaboradores conta com pedagogos, biólogos, entre outros. A equipe estava vestida de personagens do nosso folclore e cotidiano, apresentando de forma lúdica o conteúdo. Portanto na visita tínhamos as Tias: Porá (saci), Espantalho e Potíra (índia), além do Tio Cepacol.

A primeira atividade proposta fora a Trilha Ecológica, onde a criançada pode visualizar e observar a fauna e a flora local, o bosque de eucaliptos, além do aprendizado sobre a importância da Mata Atlântica, logo no início da trilha a Tia Porá, mostrou uma lata de refrigerante jogada na trilha, e falou sobre a importância do descarte correto! Já quase no final da trilha, uma bela pose no mirante localizado no ponto mais alto.

Seguindo passeio, para otimização do tempo, as turmas foram divididas com os “Tios” da equipe Timbalaia, formando um rodízio onde todos passaram pela Casa na Árvore: realizando a oficina de brinquedo sustentável. Fazenda do Zeca: praticando o plantio de hortaliças, visitas ao mini zoo, cavalgada e a ordenha da “Mimosa”.  Além disso, os educandos conheceram ainda a Compostagem feita pelo Hotel Paraty.

Após a manhã produtiva, os jovens foram encaminhados para o almoço e o combinado era: ao menos uma salada no prato! Na sequência, antes do tão esperado Parque Aquático, os educandos aproveitaram para brincar na sala de jogos e no playground. Passados alguns minutinhos, todos puderam se divertir na piscina principal, além da piscina aquecida. Já quase na hora de se despedir, todos foram convidados para um “lanchinho” de boa viagem. Até parabéns, com direito a bolo de chocolate, para um dos pequenos que completava 5 anos no dia, aconteceu.

“Aprender brincando, faz toda a diferença”

Clique aqui para ver todas as fotos

Texto: Comunicação e Marketing IDB | Fotos: Instituto Dom Bosco

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados