Evento Cultural IDB e Cummins reúne mais de 700 educandos

Em dia formativo, a equipe de Voluntariado da Empresa Cummins palestrou para os jovens e adultos do CEDESP Bom Retiro e Vila Paulistana.

No dia 06 de setembro, a Empresa Cummins do Brasil, que realiza voluntariado corporativo no Instituto Dom Bosco São Paulo – SP desde 2018, promoveu junto a Instituição o “Dia Cultural: Carreiras e Valores” na sede central. Logo no primeiro momento as crianças e adolescentes do Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor CCA PROVIM, esbanjaram protagonismo apresentando um coral com músicas sobre a infância. Na sequência, Luis A. Pasquotto, Presidente da Cummins, iniciou o dia com a temática: Carreira vs. Valores. Estiveram presentes os educandos do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP, unidades Bom Retiro e Vila Paulistana (períodos manhã e tarde), educadores e colaboradores/voluntários da empresa.

De forma leve, Pasquotto, contou sobre suas experiências pertinentes a temática, conversou sobre a importância de conquistar bens materiais, mas acima de tudo preservar familiares e amigos; ao fim, compartilhou a “Lição do Cachorro”, que entre os ensinamentos otimistas, citou: “Seja fiel; nunca pretenda ser algo que não é; se o que você quer, está “enterrado”… cave até encontrar (...); ” Ao abrir para as perguntas, que não foram poucas, o Presidente sorriu ao ouvir a gratidão demonstrada pelos jovens e adultos. Antes de ir embora, Luis, passou pelo estande das ex-educandas (os) (semestre anterior) do Curso de Administração com Ênfase em Gestão de Empreendimentos e Marketing, que participaram do Trabalho Integrado sobre a Cummins (relembre clicando aqui); os (as) jovens fizeram questão de apresentar novamente ao Presidente, a história da Marca e a Diversidade trabalhada. Pasquotto, interagiu com as jovens contando sobre as futuras alterações na logomarca.

Após a abertura, o dia Cultural deu sequência; em salas separadas ocorreram as palestras promovidas pelos voluntariados da empresa, que participam de grupos dentro da própria CUMMINS, com as temáticas: Afro, Acessibilidade, Carreira, Gerações, LGBTQ+, Meio Ambiente, Mulheres e Segurança no Trabalho. Cada jovem e adulto, com idades entre 15 e 59 anos, realizaram a inscrição durante a semana, preenchendo seu nome de acordo com a temática de interesse. O total de participantes foi de 730 educandos, com destaque para o grupo Mulheres que reuniu 117 pessoas. Além disso, os pequenos não ficaram de fora, com a temática Bullying, crianças de 07 a 09 anos, participaram do momento formativo.

Durante o evento, no pórtico, ficou disponível para todos da Casa a troca de livros com os exemplares que a Empresa arrecadou durante o semestre.

“Participar do Dia Cultural com Cummins foi uma grande experiência. Ter a oportunidade de ouvir e aprender sobre questões como: Racismo Estrutural, Mundo LGBTQ+, História das Mulheres e Acessibilidade, foi sem dúvidas um dia incrível! Ver uma movimentação para que jovens e adultos tenham mais consciência dos problemas que nos cercam é muito importante para que tenhamos noção de como alguns de nós, somos privilegiados e como devemos ajudar a combater esse preconceito. Saí de cada bate papo com uma informação nova e com mais certeza de que estamos caminhando, ainda que em passos curtos, para uma sociedade menos atrasada e que começa a abraçar não só essas pautas, mas também as pessoas que enfrentam esses problemas na pele diariamente. Ver como a própria Cummins já se adiantou nessas questões também foi bonito e só tenho elogios a equipe que se voluntariou para vir até o Instituto!”, declarou Denis Alves, educando da Turma de Adm. com Ênfase em Logística.

“Nessa sexta-feira, a empresa Cummins, trouxe ao Instituto profissionais capacitados a palestrar sobre “N” temas, eu, em particular escolhi participar de duas palestras sendo elas LGBTQ+ e Meio Ambiente. Na palestra de LGBTQ+ o palestrante esclareceu dúvidas e trouxe várias novidades e curiosidades sobre diferencia de gênero, além de  paradigmas que pessoas GAY tem que superar para tem um bom convívio na contemporaneidade de nossa sociedade.

A palestra de Meio Ambiente trouxe uma gama de conhecimento e informações sobre os problemas ambientais, mostrou-nos caminhamos para evitarmos esses transtornos. O dia foi bem educativo para os jovens do Instituto Dom Bosco onde pudemos aprender muito com os funcionários da CUMMINS.”, finalizou Matheus Alonso, educando de Design Gráfico Editorial.

Agradecemos imensamente a Empresa Cummins do Brasil e a todos os voluntários que participaram desse dia tão especial: Andrew Labatut, Dani Herrero, Renan Pinheiro, Aline Prado German Federico, Andrea Figueiredo, Valana Feliciano, Eveline Daniel Santos, Jefferson Silva Mariana Melo Dias, Raquel Capela, Eder Gonçalves, Heber Jordão, Pedro Arjona, Rogério Santos, Rogério Andrade, Adilson Lima, Marjory Borges, Renan Pinheiro, Soraia Franco, Bianca Cidral, Mariana Pivetta, Luis A. Pasquotto, Cláudia Silveira e aos demais presentes. Muito Obrigado!

Clique aqui para ver todas as fotos 

Texto e Fotos: Instituto Dom Bosco São Paulo - SP 


 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados