Instituto participa da reunião com o Programa Mesa Brasil

No dia 22 de fevereiro, o Instituto Dom Bosco, participou da reunião formativa para coordenadores de ONGS parceiras do Programa Mesa Brasil no Sesc do Carmo. Não houve mudança de formato da parceria cujo objetivo é evitar o desperdício. O Instituto está em parceria com o programa desde os anos 2.000.

 

Entenda o programa:

 

O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. 

 

Assim, o Mesa Brasil SESC busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.

 

São muitas organizações na fila de espera de cadastramento para receber doação de alimentos, e o Mesa Brasil a cada ano busca mais esforços para aumentar este atendimento como já aconteceu em 2018. Por isso as organizações que recebem as doações atualmente, são idôneas e seguem corretamente todas as regras da parceria.

Além da doação de alimentos, o Mesa Brasil proporciona momentos formativos teóricos e práticos a todos que estão envolvidos desde o processo de aquisição até a preparação do alimento.

 

Além também destes momentos formativos, Nutricionistas e Técnicos visitam a organização e emitem um relatório sobre boas práticas e manipulação de alimentos.

 

“O trabalho social do mesa brasil é maravilhoso, pois otimiza a logística de alimentos e evita o desperdício. Para o Instituto Dom Bosco, é essencial esta parceria que reforça a alimentação de qualidade que servimos aos educandos. ”, declarou Pérola B Brito, coordenadora do Instituto Dom Bosco, participante da reunião.

Texto e Fotos: Pérola Barranco Brito 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados