Instituto Dom Bosco celebra Centenário

com os Parceiros da Obra

Manter uma obra social há 100 anos com atendimentos e serviço oferecidos gratuitamente para centenas de pessoas, é um imenso desafio enfrentado constantemente no Instituto Dom Bosco. Por esse motivo, gestores da obra contam com o apoio de pessoas físicas e jurídicas para manutenção de toda estrutura. Nesse sentido é justamente o reconhecimento e o apoio de organizações governamentais e da iniciativa privada que fazem a diferença e garantem recursos para o desenvolvimento de diversos projetos e atividades em prol da juventude, portanto os Parceiros do Instituto, não poderiam deixar de participar desse mês tão especial.

No dia 27 de março, os Parceiros atuais e aqueles que já fizeram parte da Instituto, foram convidados a participar do Jantar Solene em Comemoração ao Centenário da Obra na própria sede do Bom Retiro. Logo na entrada, puderam reviver momentos da casa; como uma espécie de linha do tempo banners contavam a história do IDB, na entrada do teatro, local onde foram realizadas as apresentações e o jantar, a árvore centenária, o Jequitibá, plantada em março de 2018 (abertura do centenário), simbolizava a solidez da obra.

Iniciando o momento, os mestres de cerimônia Larissa Borges e Denis de Castro, responsáveis pela Pastoral do Instituto, deram boas-vindas aos Parceiros presentes e convidaram o Diretor Presidente Padre Hélio Espinula, para a abertura oficial. Padre Hélio, agradeceu aos presentes e desejou vida longa ao Instituto, finalizou com um Pai Nosso e um viva à Dom Bosco, além de convidar o Padre Justo Ernesto Piccinini, Inspetor Salesiano de São Paulo, a proferir algumas palavras. Surpreso, Piccinini, que já foi Diretor da obra no ano de 1999, relembrou a grandiosidade e a importância que o Instituto tem na vida de crianças, jovens e adultos, emocionando os presentes.

Na sequência, educandos do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP Vila Paulistana e Bom Retiro, iniciaram as apresentações, contando a história de Dom Bosco, desde o seu sonho de criança, até o momento em que conversa com o Padre Pedro Rota, fundador do ensino profissional no Bom Retiro. Dando continuidade as

apresentações, foi a vez dos jovens do Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor CCA PROVIM, apresentarem de forma resumida suas atividades, encenando o dia a dia com as atividades de capoeira, música, arte na madeira, entre outras atividades lúdicas desenvolvidas. O CEDESP Bom Retiro, apresentou o “IDB NEWS”, onde educandas da obra contaram, como um noticiário com vídeos e imagens a história do IDB e uma breve explanação dos cursos profissionalizantes. Encerrando as apresentações os educandos da Vila Paulistana, com imagens de fundo, sobre a obra, apresentaram uma bela coreografia, com vestes dos mais diversos personagens, representando todos os trabalhos e peças já realizados pela casa. Ao fim, todos juntos no palco, com o Dom Bosco no centro, cantaram a música desenvolvida pelo educador Tiago Costa e André Reis, onde o refrão dizia: “100 anos do IDB, 100 anos do IDB. Dom Bosco quem sonhou, foi Deus quem abençoou e você quem o herdou! ”.

Como agradecimento Pérola Brito e Rosana Aparecida, ambas coordenadoras do Instituto, entregaram aos jovens um agrado ao fim das apresentações. Adilson Lima, da empresa CUMMINS do Brasil, surpreendeu ao entregar uma belíssima placa de Homenagem ao centenário do Instituto.

Demonstrando a gratidão a quem também é responsável pelos 100 anos da Obra, Pe. Hélio, convidou os Parceiros presentes para entrega da Placa de Agradecimento, sendo eles: Ana Carolina Araújo, representando a Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade ABRAPS; Jaqueline Braga, da Alljack Comércio; Pedro Gonçalves, da BAUARTE Bolsas; Doutora Ingrid Brabes, Brabes Sociedade de Advogados; Simone Nunes de Souza, da Canção Nova; Paulo Barreiors, Click2GIVE; Andréa Amorim e Júlia Nascimento, do Colégio Santa Terezinha; Rebeca Lopes, Centro de Referência de Assistência Social Jaçanã Tremembé CRÁS JT; Adilson Lima, CUMMINS BRASIL; Eduardo Oliveira, D&D Reciclagem; Nadia Martins, Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento do Estão de São Paulo DRADS Capital; Peter e Dorival, DSJ Corretora de Seguros e Interseg Corretora de Seguros; Luiz Ricardo, Escritório de Advocacia; Stylianos Mossadis, Raiany Costa, Raissa Souza, Blener Souza, representandos os ex-alunos da Escola; Ana Paula e Michelly Antunes, Fundação ABRINQ; Alexandre Costa, Instituto SATYA; Adriana Silva, LORENZETTI SA; Julia Takahashi, Helena Takahashi e Aparecida de Menezes, Madrinhas da Obra; Zenaide, Marte Veículos Concessionária Volkswagen; Telma Cristina Mosken, Pinacoteca de São Paulo; Alisson, Pizzol Contábil; Rafael Neves, Caricaturas; Karen Simões, Centro Universitário Salesiano UNISAL; Silvana Correia, VELOX Papelaria e Livraria; Rosângela Melatto, Voluntária da Obra; Padre Ernesto J Piccinini, Inspetor Salesiano; Padre Tetuo Koga, ex-Diretor e Atual Comunidade da Obra; Padre Dilermando Cozatti, atual Capelão; Padre Rui; Eliane Rocha, Biscoitos Bela Vista; Irmã Vera Ferreira, Creche Dom Gastão; Diego Bernardes, Centro Salesiano de Juventude Dom Bosco Lapa; Joran e Toninho, Frigobras e Padre Rosalvino Morán, ex Diretor da Obra e atual Diretor na Obra Social Dom Bosco Itaquera.

Após as apresentações e entregas, os convidados puderam se servir no Jantar Solene de Massas Italianas. Os Parceiros receberam também a Revista Exclusiva do Centenário, um Calendário Especial e uma Medalha/Chaveiro em Bronze, com a imagem de Dom Bosco de um lado e do outro o logotipo do Centenário Desde 1919.

O Instituto Dom Bosco São Paulo – SP, agradece imensamente a presença de todos! Juntos Somos mais fortes e convida para mais 100 anos de caminhada, para formar bons cristãos e honestos cidadãos!

Clique aqui e veja todas as fotos do Jantar Solene com os Parceiros 

Missa de Celebração e Gincana - 15 de Março

Parabéns para o IDB - 19 de Março

Atividades com as Famílias - 30 de Março

Texto e Fotos: Instituto Dom Bosco

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados