Grandes momentos CEDESP 1º Semestre 2019

Desde visitas a empresas como a AMBEV a atividades de liderança, o IDB relembra bons momentos

O segundo semestre do ano já está a todo vapor, mas não poderíamos deixar de contar para você grandes momentos do 1º semestre do Instituto Dom Bosco São Paulo - SP. 

Visitas...


No mês de abril, foi o dia das turmas de Fabricação Digital e Design Gráfico, do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo, unidade Bom Retiro, receberem os palestrantes da Gushi Tecnologia Victor Gushiken, CEO na empresa e Noelle Pedroso, responsável pelas Mídias Sociais. O objetivo foi proporcionar aos educandos um primeiro contato com profissionais da área, como eles atuam no mercado atual de impressão 3D e como o empreendedorismo funciona nos dias de hoje. No início, o CEO apresentou a empresa e a área que a empresa atua, sendo destinado aos avanços de equipamentos didáticos para estudos de automação industrial; eletrônica; eletrotécnica; energias solares fotovoltaica e eólica; lâmpadas e luminárias LED; desktops e notebooks. Além disso, o palestrante explicou melhor sobre os softwares que serão usados em sala de aula, como o CURA (fatiador), Fusion 360, Tinker CAD. Na sequência, os participantes foram à sala de Torno CNC para que os jovens entendessem na prática o que foi falado na palestra, como é a configuração da impressora, explicando modelos de diferentes maquinários, tipo de material utilizado e etc; após explicação, o CEO conversou com os educandos de Design sobre questões empreendedora da empresa e como empreender no mercado atual.

“A palestra foi de grande proveito para toda a turma! O palestrante apresentou uma série de opções de softwares, onde podemos desenhar e fatiar os protótipos de impressão, mostrando as diferenças de um software para o outro, características, opções de qualidade da peça (perímetro, velocidade, qualidade, temperatura, etc). Também foi apresentado algumas peças feitas pela empresa (Gushi Tecnologia) em impressoras. É de grande importância citarmos o setor da empresa no setor energético, que vem crescendo gradativamente no Brasil. Por fim, nos deslocamos para o laboratório de fabricação onde discutimos algumas peças feitas pela turma, configurações do CURA (Software de fatiamento) e análise das impressoras da Instituição.”, declarou Augusto Mendes, educando Manhã.

No mês de maio, os jovens do CEDESP Bom Retiro, curso de Recursos Humanos e Comandos Elétricos, visitaram a Fundação Fernando Henrique Cardoso - Um plano Real: a história da estabilização do Brasil, no Centro de São Paulo. "A visita à Fundação FHC além de proporcionar formas dinâmicas e educativas de aprendizagem, nos faz entender um pouco mais sobre a história política do nosso país, mostrando o processo de controle da inflação e implantação do Plano Real. A exposição de objetos e textos originais do Acervo Presidente Fernando Henrique Cardoso deu uma visibilidade maior sobre a época e os impactos que a sociedade sofreu antes e depois a transição do cruzado para o real.", declarou Claudia Corina, na época educadora de matemática no IDB.

No mês de junho, os educandos da unidade Vila Paulistana, realizaram a visita técnica na Empresa AmBev, o intuito foi ampliar os conhecimentos técnicos dos educandos em relação a prática das atividades dentro de uma empresa. Durante o momento, os jovens puderam conhecer o processo cervejeiro passo a passo, a produção do início ao fim, finalizando com um bate-papo da história da cerveja. "Foi uma visita diferente, foi nítido perceber a preocupação com os visitantes, com a utilização do EPI, e poder ver o processo de como se faz uma cerveja, desde a escolha do grão até a transformação de Chopp em Cerveja.", declarou a educadora Paula Macedo.

Momentos...

Formação com os jovens...
Durante todo o 1º semestre de 2019 Monique Carvalho, Psicóloga do Instituto, desenvolveu junto aos Representantes e Vices de sala, a Formação e a Capacitação em Liderança, o primeiro momento, teve a finalidade de gerar reflexão e proporcionar maior familiaridade e conhecimento por parte dos mesmos a respeito do termo e prática da habilidade de liderança em seus cotidiano e nos

vários setores de vida, também visou-se proporcionar uma maior integração e diálogos internos entre esses membros dos grupos e com cada um dos educandos individualmente, iniciando um exercício de identificação das competências que possuem mais inclinadas a liderança, através do questionário de Autoconhecimento oferecido a cada um de forma mais subjetiva e individual, o que mobilizou e permitiu “o navegar em busca de si mesmos”.  

No segundo momento, dando continuidade ao primeiro encontro, em formato de Mini-Oficina, subdividida em duas partes em diferentes dias, com o seguinte objetivo de gerar reflexão e compreensão acerca das significações subjetivas para cada educando a respeito do que seria 

“Trabalho” e “Trabalho em Equipe” e do todo que o envolve, além de proporcionar maior familiaridade e conhecimento por parte dos Representantes e Vices de Sala do CEDESP Bom Retiro.No segundo momento, dando continuidade ao primeiro encontro, em formato de Mini-Oficina, subdividida em duas partes em diferentes dias, com o seguinte objetivo de gerar reflexão e compreensão acerca das significações subjetivas para cada educando a respeito do que seria “Trabalho” e “Trabalho em Equipe” e do todo que o envolve, além de proporcionar maior familiaridade e conhecimento por parte dos Representantes e Vices de Sala do CEDESP Bom Retiro.

Com base na 1ª e 2ª Oficina que vivenciaram junto com a Psicóloga Monique, a fim de que através destes momentos, pudessem compartilhar com os demais colegas dos outros cursos profissionalizantes do IDB os participantes apresentaram o Bom dia e Boa tarde, sobre "Trabalho em Equipe" e "Liderança", concluindo os encontros.

"Os Representantes e Vices, deram um verdadeiro show na apresentação, em criatividade, participação e no compartilhar dessa temática de modo dinâmico e seguro para todos nós. Cada integrante com sua essência, jeito único e brilho, cativaram a todos nós e divertiram ao público, bem como também despertaram evidente respeito, admiração e curiosidade pelo tema, tanto por parte dos educadores e de minha parte também, quanto por parte dos próprios colegas de cursos, que os aplaudiam e seguiam gesticulando por vezes com suas cabeças em tom de concordância com o que estava sendo dito pelos palestrantes.Ambas as Turmas chegaram a me emocionar verdadeiramente, pois é o maior orgulho vê-los criando asas, se empoderando e sendo autores e protagonistas de suas próprias histórias, tendo voz, espaço e voando longe ao compartilharem de seus conhecimentos e visões de mundo com os colegas, geraram maior conscientização à todo público que os assistia naquele dia acerca da temática de Liderança, foram verdadeiros líderes, foi bárbaro e muito generoso da parte de cada um deles na forma de partilharem seus saberes, foram humildes e grandiosos em suas falas, foram inspiradores e motivadores, verdadeiros exemplos e espelhos para cada um de nós, seja em comprometimento, determinação e responsabilidade.", finalizou Monique. 

No mês de maio, as educadoras do CEDESP Bom Retiro Antonietta Furmankiewicz, responsável pela turma de Auxiliar Administrativo e Pâmela Fernanda, responsável pela turma de Assistente Adm. com Ênfase em Empreendimentos e Marketing, participaram do Curso Facilitadores ao fomento do Jovem Empreendedor no Mackenzie campus Higienópolis. O objetivo foi entender melhor como multiplicar o ensino do Plano de Negócios aos jovens do Ensino Médio para que se tornem empreendedores diante das mudanças advindas da Indústria 4.0. Durante o curso, dinâmicas como: Torre de Hanoi, rodas de bate-papo, entre outros voltados para o mundo do empreendedorismo. “Alguns empregos poderão deixar de existir, mas trabalhos sempre existirão”, como disse a coordenadora do curso, Lilian Miguel. E esta é a proposta do curso, que os jovens possam ter seu próprio negócio conhecendo algumas dinâmicas da Administração, como: Estratégia de negócios, Aspectos de Marketing, Gestão de RH,  Aspectos legais e constituição de uma empresa e Gestão financeira.

“Esses dois dias de capacitação foram produtivos, pois sabemos que existem pessoas com uma visão de empreendedor muito 
 

aguçada e outras pessoas que desejam desenvolver está visão. E está foi a proposta do curso, que possamos ser facilitadores e multiplicadores das informações obtidas.", concluiu Pâmela.

No mês de junho, os educandos do CEDESP unidade VP curso de Assistente Administrativo com ênfase em Recursos Humanos, realizaram um encontro chamado "RH com as famílias"; o momento consistiu em desenvolver junto ao entorno, com as famílias e os educandos Workshops ministrados pleos jovens sobre o mercado de trabalho, onde tiveram elaboração de currículo, orientações sobre comportamento em processos seletivos, e outras informações. "Achei uma experiência ótima pois, ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. E aprendi a fazer um ótimo currículo, Obrigada Instituto!", declarou Regina Cavalcante, mãe do educando Guilherme Almeida, período da tarde.

Ainda no mês de junho, os educadores e educandos do Instituto, unidade Bom Retiro, estiveram no 14º Fórum de Carreia Via de Acesso - Inovação e Impacto Social, como nos anos anteriores, as palestras aconteceram no Hotel Maksoud Paulista. O objetivo é mostrar aos educando grandes oportunidades advindas do mercado de trabalho e o quão se necessário sua qualificação. Com um time de CEOs de larga experiência e com um vasto conhecimento, o evento totalmente gratuito que solicita apenas um quilo de produto 

não perecível para ser distribuído pelo Banco de Alimentos, iniciou com uma homenagem a Ruy Leal, fundador do Instituto Via de Acesso, que faleceu poucos dias antes do evento. Reinaldo Polito e Max Gehringer comandaram as homenagens e na sequência as palestras como: “O futuro do trabalho: de que forma a tecnologia impacta o mercado e relações”, ministrada por Fiamma Zarife, CEO do Twitter Brasil, “Inovando para melhorar a vida do outro, da sociedade e do planeta", de Luiza Helena Trajano, – Presidente do Conselho Administrativo do Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil, entre outros nomes como Debora Wright, do Banco Santander e Clovis Tavares, Consultor Internacional, Escritor e Palestrante. 


 

“A primeira palestra da manhã foi realizada pela Deborah Wright que atua no conselho de administração do banco Santander uma palestra muito rica de informações, tive diversos insigths e fiz muitas anotações, como por exemplo no início da carreira em que o aprendizado tirado foi "escolha que equilibra razão com emoção" Falou sobre sacrifício, “reconhecer o cavalo selado e pular nele" sair da zona de conforto, aprender e reaprender... Foi um aprendizado que não tem preço. A segunda palestra foi com o mágico, escritor e palestrante Clovis Tavares com o tema "Inovar para transformar desafios em oportunidades" outra palestra que foi muito rica de informação, e foi bem interativa. O Clovis Tavares realizou a palestra inteira como um personagem criado por ele e no final da palestra ele se revelou surpreendendo a todos os expectadores. Nunca vi nada igual, se o tema era inovar ele nos ensinou da melhor forma possível.”, declarou Bruno Vieira, educando Marketing período manhã.

“Foi muito bom estar presente nas duas últimas palestras, é sempre bom adquirir conhecimentos e ver de perto profissionais que se tornaram exemplos. Destaco a palestra da Sra. Luiza 

Trajano, a mulher era sensacional e não tinha medo de fazer seu marketing, promoveu sua loja e sua imagem de uma forma incrível e inovadora.”, declarou Carlos Oliveira, educando Marketing período Tarde. 


Ainda no mês de junho a educadora Maria Clara, responsável pela Formação Humana, Monique Carvalho e José Marcílio, educador do Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor CCA PROVIM, desenvolveram diversas dinâmicas com os voluntários com o tema: Deveres do Voluntariado no Mundo do Trabalho. 

Clique aqui e veja todas as fotos 

Texto e Fotos: Instituto Dom Bosco São Paulo - SP 


 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados