​Formação Online IDB sobre Prevenção ao COVID-19

A Parada Pedagógica de setembro reuniu mais de 70 colaboradores no aprendizado sobre a Pandemia

Ainda que a Pandemia provocada pelo COVID permaneça em todo o mundo, o Instituto Dom Bosco, desde o início do isolamento social promove reuniões e integração entre colaboradores e educandos. No dia 25 de setembro, não foi diferente, toda a última sexta feira do mês acontecem as Paradas Pedagógicas e, ainda que em isolamento, o IDB realizou a sua formação online.    

A abertura contou com a participação dos educadores: Marcos Roberto, Paula Macedo, Roberta Domingos e Vinícius Trindade. Trazendo a importância da alegria, nos fortalecendo na esperança e na fé em Deus. A reflexão apontou a importância em acolher nossos sentimentos, lembrando sempre de agradecer, olhando para dentro mas também para o outro, o reconhecer do meu eu, no outro. Ao término do primeiro momento, Larissa Borges, da Pastoral, realizou um pequeno e breve Quiz do conhecimento com os educadores, onde as respostas foram enviadas via chat (o quiz também aconteceu com os educandos, via online).

Já na formação, a Doutora Ana Cláudia, Cirurgiã Dentista do Instituto Dom Bosco, realizou sua apresentação. Durante o momento diversas questões foram abordadas, como: a importância do autocuidado na prevenção do COVID, os tipos de COVID (7 no total) e seus possíveis sintomas (nessa parte ressaltou o quão os sintomas das crianças são divergentes do adulto, sendo eles: enjoo, diarreia e vômito), falou sobre os grupos de risco e enfatizou o quanto medidas simples de higiene são funcionais, como: lavar as máscaras, limpar as superfícies, além da importância da etiqueta respiratória (cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar, apoiando assim em direção aos cotovelos), distanciamento social e a forma como utilizar as máscaras: se não cobrir o nariz, por exemplo, ela reduz muito a eficácia.

Com foco na sua área, falou sobre um assunto pouco abordado na prevenção do coronavírus: higiene bucal, orientou como armazenar escovas, entre outras questões; Lembrou que manifestações bucais como: bruxismo, aftas, herpes, entre outras, estão relacionadas a fatores psicológicos como stress e ansiedade. Durante toda a apresentação, Doutora Ana, ficou disponível para o esclarecimento de dúvidas e para contribuições sobre o tema.

A transmissão da Parada Pedagógica - Setembro, aconteceu via TeamLink e Grupo do Facebook, para aqueles que a internet estava oscilando. Além disso, o IDB disponibilizou aos colaboradores um espaço seguro e com acesso, na obra, para aqueles que não possuíam ferramentas para acessar os canais. O momento rendeu mais de 70 participações.    
 

Veja o vídeo apresentado durante a reunião sobre contaminação: O Espirro 

Texto e Fotos: Instituto Dom Bosco São Paulo - SP 


 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados