Instituto realiza EXPO Centenário

#Idb100anos

Em evento realizado há mais de uma década a Instituição promoveu sua mostra técnica com serviços à comunidade destacando a Sustentabilidade em seus estandes.

O Instituto Dom Bosco do Bom Retiro, realizou no mês de outubro, a EXPO 2019 #Idb100anos. A mostra que fortaleceu a Aliança Verde com o Projeto Green Alliance Don Bosco, representou através de seus projetos os R’S da Sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Durante o sábado, reuniu mais de mil participantes, educandos e colaboradores do Bom Retiro e Vila Paulistana que apresentaram os Cursos de Capacitação Profissional do Instituto, o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP e também o Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor CCA PROVIM, através de trabalhos desenvolvidos durante o semestre, além é claro de manifestarem suas habilidades pertinentes as disciplinas. Com duração de mais de 6 horas o evento foi regado pelas mais diversas atrações.

 

A recepção do evento ficou por conta da turma do CEDESP Administração com ênfase em Recursos Humanos Vila Paulistana, onde era feito todo preenchimento de cadastro. Logo pela manhã, o Diretor Pe. Helio Espínula, fez a abertura da EXPO no teatro, agradecendo os presentes. Na sequência, os responsáveis de todos os cursos fizeram uma breve chamada com relação aos seus estandes, explicaram um pouco de seus projetos e fizeram um convite para a visitação em seus locais. Dessa vez a Instituição contou com um estande exclusivo feito pela garotada do Programa Jovem Aprendiz IDB, que esclareceram como funciona o trabalho realizado pelo Núcleo de Encaminhamento Profissional NEP, bem como o Programa que participam; com cartazes chamativos e divertidos, chamaram atenção dos próprios educandos, futuros candidatos ao encaminhamento profissional. Em serviço à comunidade Ana Nakaya, representando o Instituto Brasileiro de Auditoria em Salão de Beleza e Estética IBASBE, junto com a sua equipe de Profissionais e Voluntários, disponibilizaram para os visitantes serviços como: corte de cabelo a seco, limpeza e hidratação fácil e Tricologia. Após as apresentações, os visitantes foram liberados para conhecer os trabalhos e cursos de perto.

 

A Praça de Alimentação Centenária, contou com os estandes: Dom Coxinharia, BoscoCake, Bebidas, Pastel, Brigadeiro e barraca de Açaí do Grupo de Ação Missionária. Com exceção do GAM, os demais estandes foram compostos por educandos dos cursos Administrativos com ênfase em Logística, de ambos os núcleos: Bom Retiro e Vila Paulistana e, representando Empreendimentos e Marketing da Vila Paulistana, a turma vendeu brigadeiros e cupcakes por toda a feira.

Sustentabilidade e Criatividade: Nota 10!

 

O curso de Assistente Administrativo com ênfase em Empreendimentos e Marketing CEDESP Bom Retiro, chamou à atenção do público com seu estande exclusivo: feito de paletes seminovos, lixados, pintados e decorados com garrafa pet pelos próprios educandos, que reutilizaram ainda os Boletins Salesianos antigos para a produção de caixinhas de papel, lembranças entregues aos visitantes, acompanhadas de brindes como chaveiros, doces e os mais diversos mimos.

A EXPO dos “Marketeiros”, iniciou muito antes da data, uma vez que o endomarketing para a divulgação do evento, foi realizado pelos jovens e adultos do curso, através da divulgação de entrevistas com os gestores, publicação de vídeos, contagem regressiva, entre outras formas de interação. Os jovens apresentaram o jogo dos 4P’S, elaborado a partir da matéria desenvolvida em sala de aula. Em mídias sociais, deram um show e contribuíram com a visibilidade e interação com os Canais da Instituição, já que para concorrer a brindes exclusivos, os visitantes precisavam postar as fotos do evento utilizando as 

hashtags criadas pelos educandos, que elaboraram ainda camisetas e garrafinhas com o logotipo feito por um dos jovens. Da estrutura aos brindes, todos foram doações de novos amigos da obra e, toda a captação de recursos foi realizada pelos próprios jovens e adultos! A turma ainda elaborou uma belíssima “Asa de Anjo” para que os visitantes pudessem tirar fotos; a inspiração das Asas surgiu após a visita técnica na Feira do Empreendedor. 
 

Mantendo o foco na sustentabilidade, os educandos do curso de Mecânica Automotiva Veículos Leves, realizaram uma maquete feita de material reciclado de um motor V8, além de apresentarem e explicarem questões técnicas do motor doado pela empresa CUMMINS. A turma de Comando Elétricos, elaborou uma Horta Hidropônico, apresentando o processo de irrigação e funcionamento. Ainda no CEDESP Bom Retiro, muita animação no estande de Inglês, com jogos como UNO e Twister, onde todos poderiam participar desde que os comandos fossem feitos na língua do curso.

 

Neste ano, foi elaborado pela Biblioteca o espaço Bibliocafé, onde todos poderiam degustar um cappuccino cremoso, ou até mesmo um chocolate quente, desde que realizasse a leitura de uma das poesias disponíveis no estande, não precisava ser em voz alta, o que atraiu fiéis leitores, que mesmo após o café e a leitura retornavam ao espaço. Ao se despedirem do estande, os visitantes levavam para uma casa uma suculenta, plantada em um suporte criativo e sustentável: as próprias cápsulas da máquina de café; engana-se quem pensa que a sustentabilidade do estande estava só neste momento, os bancos disponíveis, eram todos feitos de pneu, paletes e bancos de papelão.

Ainda sobre sustentabilidade, banners e informativos foram reutilizados de exposições anteriores, evitando o desperdício, além disso o colaborador Wesley Gonçalves, que atua na área administrativa do IDB, desenvolveu, através de um material doado pelo Serviço Social do Comércio SESC, um sistema inovador para a casa! Ao invés de comprar tickets para as barracas de alimentação, esse ano foram disponibilizados cartões e conforme a compra no caixa, esses valores entravam como crédito nos cartões, que poderiam ser consultados no Totem de Consulta desenvolvido pelo educador.

 

O Núcleo de Encaminhamento Profissional NEP, marcou presença com a turma do Programa Jovem Aprendiz IDB, explicando como funciona o Núcleo, o Programa e falando um pouco sobre a empresa que trabalham. Os educandos atuais do IDB, poderiam tirar dúvidas sobre: “Como ser um aprendiz? ”, entre outras pertinentes.

O CEDESP Vila Paulistana, entre as apresentações, destacou-se pela empresa CRONOMIX, desenvolvida pelos cursos de Auxiliar Administrativo e Informática, onde os visitantes deveriam administrar o seu tempo, otimizar e verificar o tempo que passam nos Canais de Comunicação como Whatsapp, Facebook, Instagram, entre outros da atualidade. A turma de Assistente Administrativo com Ênfase em Recursos Humanos, realizou um serviço completo: “Um Plano Para a Vida”, trabalhando o realizações pessoais, teste vocacional e plano de carreira, os visitantes ainda poderiam “brincar” na roda das profissões, onde ao girar ela destinava a uma carreira.  

 

O Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor CCA PROVIM, realizou um “Circuito”, com a temática: “Um dia no CCA PROVIM”, onde as oficinas de esporte, leitura, arte na madeira, entre outras, ficaram disponíveis para que todos pudessem vivenciar o momento. Os visitantes poderiam deixar ainda um recadinho no estande de formação humana dizendo: “O que mais lhe incomoda?” Ainda em referência ao Setembro Amarelo. A Doutora Ana Claudia, Dentista no Instituto, esteve presente mostrando curiosidades sobre o açúcar e ainda na montagem de dentes cariados e escovas de dentes feitas de material reciclado. Os jovens realizaram chaveiros, escritos na hora, na técnica de pirografia feita pelas crianças. Roubando cena, a apresentação das crianças da Capoeira, que puderam realizar uma roda da atividade junto com os pais, e o boneco Troquinho do SolidarieTroco; o mascote distribuiu moedas de chocolate para os visitantes.

​ 

Durante todo o evento educandos, ex-educandos, familiares, amigos e toda a comunidade do entorno puderam ainda se divertir e aproveitar os estandes e participar de todos os momentos. Já no final, os educandos e voluntários do CEDESP VP, apresentaram o Musical “Olhar é perceber o outro”. “Todos somos iguais perante a criação, porém, a sociedade, profundamente injusta e desigual, rotula-nos, transgride-nos e despe-nos de nossa dignidade, rotula-nos, transgride-nos e despe-nos de nossa dignidade e humanidade limitando-nos e impossibilitando-nos ver o outro com igualdade!!! Somos sim, de diferentes culturas, pensamentos e ações, mas, somos iguais enquanto direito e luta diária pela sobrevivência humana. Por isso, o CEDESP Vila Paulistana, traz na sua apresentação, o quanto devemos nos perceber, sentir e resistir pela igualdade. ”, definiu a Equipe Vila Paulistana.

Clique aqui e veja todas as fotos

Texto e Fotos: Instituto Dom Bosco São Paulo - SP 


 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados