Instituto realizou a EXPO #IdbRumoaos100anos -2018

Em evento realizado há mais de uma década a Instituição promoveu sua mostra técnica com serviços à comunidade reunindo mais de mil participantes.
 

O Instituto Dom Bosco do Bom Retiro, realizou no mês de outubro, a EXPO 2018 #IdbRumoaos100 anos. A mostra reuniu mais de mil participantes, educandos e colaboradores do Bom Retiro e Vila Paulistana apresentaram os Cursos de Capacitação Profissional do Instituto, o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP, através de trabalhos desenvolvidos durante o semestre, além é claro de manifestarem suas habilidades pertinentes as disciplinas, como por exemplo as turmas dos cursos administrativo que desenvolveram empresas do ramo alimentício, dando continuidade à  praça de alimentação, já realizada no ano anterior, ganhando dessa vez o nome “Praça de Alimentação Centenária”, salgados, picolés e bebidas foram vendidos 

e acompanhadas de explicações sobre a escolha do nome, logo e todas as outras características de uma empresa. Além disso, a equipe do GAM, também participou da praça com a venda de açaí. Neste ano, foi elaborado também pela turma de Marketing um Cartão Fidelidade gratuito, que após 5 carimbos de consumação durante o evento, o participante tinha direito a um Cremosinho (uma espécie de gelinho). Com duração de mais de 6 horas o evento foi regado pelas mais diversas atrações.

 

A recepção do evento ficou por conta da turma do CEDESP administrativo bom retiro, onde era feito todo preenchimento de cadastro. Logo pela manhã, o Diretor Pe. Helio Espínula, fez a abertura da EXPO no teatro, agradecendo os presentes. Na sequência, as coordenadoras do CEDESP, passaram seus recados e a coordenadora Maria Aparecida, do CEDESP Bom Retiro, anunciou os novos cursos para o 1º semestre de 2019: Auxiliar Mecânico de Automóveis Veículos Leves e Fabricação Digital, Guilherme Diaz, do SENAI, conversou com os participantes sobre a relevância e as especificidades do curso de Fabricação Digital. Além disso, os educadores Marcelo Belo e Vinícius Souza, que aplicarão o curso de auxiliar mecânico, apresentaram sobre o curso, a disposição de espaço e convidaram os interessados a se inscreverem. Ainda sobre Fabricação Digital, os educadores que aplicarão o curso André Reis e Luciano Mamedio, ressaltaram a importância do curso. Para finalizar a parte da manhã no espaço, os educandos de todos os cursos fizeram uma breve chamada com relação aos seus estandes, explicaram um pouco de seus projetos e fizeram um convite para a visitação em seus locais. Os visitantes foram liberados para conhecer os trabalhos e cursos de perto.

A Praça de Alimentação Centenária, contou com os estandes: Dom Coxinharia, Escondidinho de Frutas Bosco, Dom do Bolo, Domburgão e barraca de Açaí do Grupo de Ação Missionária. Com exceção do GAM, os demais estandes foram compostos por educandos dos cursos administrativos com ênfase em empreendimentos e marketing e ênfase em logística, de ambos os núcleos: Bom Retiro e Vila Paulistana. A turma do curso administrativo da vila paulistana, apresentou ainda a Sorveteria Don’Anna, mostrando a evolução do marketing da empresa, com um fluxo de modificação de estande durante a apresentação, conforme os educandos comentavam o progresso da sorveteria em seus mais diversos aspectos, logo, decoração, entre outros, o ambiente ia se modificando, simulando a sorveteria atual, após a consultoria de marketing.

O CEDESP Bom Retiro turma de Design Gráfico, apresentou as obras realizadas durante o curso, além do Projeto Monitoria Pinacoteca. Mais à frente, a turma de comandos elétricos CLP criaram um painel de comandos elétricos, desenvolveram uma bomba d’água automatizada para enviar a água para o local desejado, representaram através de belíssimas maquetes a energia acontecendo. Ao lado, a turma de administração com ênfase em recursos humanos de ambos os núcleos, desenvolveram a Consultoria Turim, fazendo menção a Cidade da Itália de Dom Bosco, a consultoria atendia os participantes com: dicas de entrevista, currículos, cálculos de folha de pagamento, simulação de entrevista e orientações sobre a nova lei trabalhista. Roubando à cena, os educandos do curso de eletricista instalador, desenvolveram o Projeto Green Bike, onde os participantes deveriam pedalar de fato, para gerar energia, o projeto de automação residencial através de um smartphone, chamou à atenção dos participantes.

 

Em homenagem ao rumo ao centenário da instituição, educandos da vila paulistana, disponibilizaram um estande com retalhos, onde cada um poderia escrever em seu tecido algo referente ao IDB, posterior será feita a costura da colcha.

 

Durante a feira o estande no da Bibliotroca, era possível realizar a troca de livros, bastava trazer um e trocar por outro. Os trabalhos de arte na madeira do Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor CCA PROVIM, também foram apresentados e chaveiros foram escritos na hora, na técnica de pirografia feita pelas crianças.  Roubando cena, a apresentação das crianças da Capoeira e o Troquinho, SolidarieTroco, o mais novo integrante da Rede do Bem do Instituto Dom Bosco. Um cofrinho muito simpático que ficará disponível em empresas, escolas e comércios, afim de captar moedas e notas que somarão recursos para o desenvolvimento de projetos estruturais e pedagógicos no IDB. Trata-se de uma nova campanha de sustentabilidade financeira proposta pela coordenação do Instituto. E ele estava ao vivo, o mascote distribuiu moedas de chocolate para os visitantes.

O CCA PROVIM, apresentou ainda os projetos: aquário, horta sustentável e minhocário, ambos desenvolvidos pelos pequenos. O objetivo do aquário era a transformação de águas poluídas para água potável. Já a fazenda de minhocas, minhocário, que ajuda a reciclar os restos de comida e transformar o substrato em húmus, foi explicado e também enfatizada sua serventia, já que trata-se de um composto muito rico que pode ser usado como biofertilizante em hortas e jardins do próprio Instituto.

A Ótica São José, do Bom Retiro, participou realizando teste visual e venda mais acessível de armações, além da equipe de estagiários de enfermagem da FMU, com a campanha de vacinação, compuseram parte de cidadania oferecida pela EXPO.

 

Durante todo o evento educandos, ex-educandos, familiares, amigos e toda a comunidade do entorno puderam ainda se divertir e aproveitar os estandes e participar de todos os momentos, além de contemplar canções tocadas e cantadas pelos jovens da obra. Já no final, a Cia Teatral JS, apresentou duas de suas peças, com destaque para: “Da Mitologia Grega para o Dom Bosco”.

Clique aqui e veja todas as fotos do evento 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados