Elaboração do POL IDB

“Nos últimos anos, fomos motivados a trabalhar com uma mentalidade de projetos, realizando o nosso planejamento estratégico, o que é extremamente importante para o bom funcionamento de uma organização. Somos responsáveis pela continuidade da missão iniciada por Dom Bosco, que deve ser realizada com competência técnica e inteligência pastoral em meio aos jovens e com eles.

Mais do que “o fazer” a missão revela o nosso ser, enquanto Comunidades Educativo-Pastorais. Por isso, faz-se necessário cada vez mais planejar de forma orgânica e sistemática a ação pastoral em âmbito Inspetorial e local, para que a nossa resposta ao mundo juvenil e seus desafios, seja atual, coerente e significativa.

 

Por isso, queremos continuar realizando um serviço educativo que, com inteligência olhe a formação integral dos jovens e não tenha medo de ajudá-los a abrir os olhos, a mente e o coração às razões últimas.

Quando o Padre Juan Edmundo Vecchi era Reitor-Mor, insistiu que cada inspetoria considerasse e planejasse as suas possibilidades de desenvolvimento para garantir a qualidade e significatividade da vida comunitária e da ação apostólica de todas as comunidades separadamente e no seu conjunto. O POI (Projeto Orgânico Inspetorial), que é um documento proposto para os salesianos do mundo inteiro, veio a ser o instrumento prático para atingir esse objetivo.

 

A ISSP se esforça para crescer em relação à mentalidade de projetos e realizar o seu planejamento estratégico. Sendo assim, no 29° Capítulo Inspetorial, elaborado em 2016, foi deliberada a revisão e reelaborarão do POI.

 

Esse esforço deve se propagar para todas as nossas obras, com a elaboração do POL (Projeto Orgânico Local). No Capítulo Geral 27, foi especificado: “As comunidades devem elaborar o POL, favorecendo a retomada da CEP e maior reconhecimento e valorização da ação dos leigos. O POL deve ser o ponto de referência nas visitas inspetoriais”.

No dia 16 de maio, aconteceu a segunda fase da elaboração do POL Instituto Dom Bosco Bom Retiro, ou seja, o histórico da presença, e conforme sugestão da cartilha, organizamos um momento aconchegante e festivo. Foi muito bom conhecer a história de tudo, relembrar momentos marcantes e inspirar-se para saber como e para onde caminharemos, sempre com passos firmes em prol dos nossos educandos. ”

 

Pérola Barranco Brito – Coordenadora Administrativa do Instituto Dom Bosco

Texto: Pérola Barranco Brito – Coordenadora Administrativa do Instituto Dom Bosco | Fotos: Instituto Dom Bosco

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados