Educandos do CEDESP constroem Torre durante Oficina de Liderança 

No dia 16 de outubro, a psicóloga Monique Lowczyk, do Instituto Dom Bosco, desenvolveu com os representantes de sala do CEDESP Bom Retiro (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo), uma espécie de oficina de Formação de Liderança. Com o propósito de gerar reflexão, a psicóloga aproximou a habilidade Liderança das atividades cotidianas dos jovens, apontando os setores: familiares, operacional, pessoal e focando no desempenho da função de representante/vice em sala de aula no IDB.

Além disso, visou gerar maior integração e diálogos internos entre esses grupos e com cada um dos educandos individualmente, podendo iniciar desse modo um exercício de reflexão e identificação das competências que possuem através do espaço e questionário oferecido individualmente, o que mobilizou e permitiu um pouco do autoconhecimento por parte de cada um, facilitando posteriormente a vivência prática dos mesmos em dinâmicas realizadas em grupo, trazendo assim a reflexão sobre o trabalho em equipe e a importância da liderança e demais habilidades sociais e pessoais que ao longo de suas trajetórias de vidas e nos vários ambientes aos quais estarão inseridos, poderão vir a desempenhar e  utilizar.

A Oficina de Formação de Liderança foi concretizada contendo 5 momentos, entre eles atividades que englobavam dinâmicas, troca e compartilhar de pensamentos e ideias entre os integrantes do grupo, diálogos e reflexões. Um desses momentos, foi a Roda de conversa, foi proposto por Monique a reflexão sobre: O que é LIDERANÇA para vocês? O que vocês acreditam que é ser um LÍDER? Quais Características/Competências que um LÍDER precisaria ter e ou vir a desenvolver ao longo do tempo?”. Após o diálogo proposto, ao final da reflexão da atividade, foi dito para eles e então conversado brevemente, sobre O Que é LIDERANÇA e normalmente

quais seriam as características/competências requeridas para um LÍDER, com base no Livro “O Monge e O Executivo”, de James C. Hunter, visando introduzir e melhor clarificar o tema abordado e treinado na oficina.

 

Foi trabalhado também o Autoconhecimento: navegando em busca de si mesmos para depois poderem navegar ao encontro do Outro, com base em um “QUESTIONÁRIO DE AUTOCONHECIMENTO – FOCADO NA HABILIDADE DE LIDERANÇA”; que os educandos receberam individualmente. Na sequência, uma nova roda de conversa para que pudessem compartilhar com o grupo o que acharam da atividade e descobriram nessa aventura sobre si mesmos e compreender que para podermos olhar para o outro e ajudá-lo sem julgamentos, antes é necessário nos percebermos enquanto capacidades e limites, forças e fraquezas, para assim extrair o que há de melhor nestes outros e igualmente tentar acolher os limites e dificuldades desses com os quais nos relacionamos diariamente nos contextos aos quais estamos inseridos. “Foi muito interessante a atividade, surgiram diversos comentários, discursos e descobertas sobre si mesmos e permitiu a compreensão e reflexão de que é necessário primeiramente se autoconhecer, logo, poder identificar quais são suas potencialidades, suas forças, fraquezas e dificuldades próprias, bem como seus limites e capacidades próprias também para depois poder estender isso aos outros que nos rodeiam”, declarou a psicóloga.

 

Já em uma das últimas atividades da Oficina, foi realizada com os grupos uma proposta mais dinâmica a fim de trabalhar brevemente o tema de através da é trabalhar e observar a questão de como se percebem trabalhando em equipe e como se dão os relacionamentos interpessoais, que não só ocorrem dentro de sala de sula, bem como também fora dela em outros ambientes externos de nossas vidas e sociedade. Para isso, foram subdivididos em 2 grupos e receberam a seguinte explicação e breve instrução de que cada subgrupo precisaria construir uma Torre que fosse maior que 30 cm, sem mais regras, que poderiam fazer como quisessem sem restrições e os informando que somente teriam 15/20 minutos para montá-la, logo após lhes foi entregue alguns materiais que pudessem ajudar a facilitar e ou estimular suas criatividades, dentre esses: colas, tesouras, revistas, jornais, canetinhas coloridas, lápis de cor, réguas, folhas sulfite e pequenas caixinhas de papelão mais durinhas que podiam ser desmontadas. “Me diverti muito vendo eles se divertirem, com responsabilidade e comprometimento na tarefa e o resultado não poderia ter sido outro que não Torres Incríveis e Imponentes construídas com a contribuição de cada um deles. Poder ver ao final da dinâmica a satisfação dos grupos com o que construíram foi a melhor recompensa e retorno que todos juntos poderíamos ter obtido, e permitindo a compreensão de como ocorre um trabalho em equipe generoso, onde se tem espaço para todos contribuírem, serem respeitados, ouvidos e acolhidos e como isso faz a diferença”, apontou Monique, ao fim da atividade.

 

“Foi maravilhoso e bastante especial poder trabalhar com os grupos de Representantes de Sala do CEDESP BR dos períodos manhã e tarde um tema tão interessante e importante de ser refletido, praticado e desenvolvido em nossas vidas, transmitir um pouco de conhecimentos e sair de lá com minha bagagem mais completa por ter igualmente aprendido com eles, não tem preço, de verdade. Eles foram extremamente engajados e participativos a todo momento e foi o que realmente fez a Oficina/Treinamento de Liderança decolar naquele dia sendo possível de acontecer e tão efetiva como foi. Eles estão de parabéns, foi ótima a vivência, fico muito feliz e grata pelo privilégio de ter trabalhado ao lado deles e ter aprendido e crescido tanto também, torço para que tenhamos mais encontros de conhecimentos como esses, pois fazem a diferença, desperta o melhor que há dentro deles e permite o encontro deles com eles mesma face as “infinitas possibilidades de ser” que eles possuem em suas caminhadas pessoais e profissionais ao longo de suas vidas.”, concluiu a psicóloga.

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados