Crianças de 6 anos realizam Oficina de Terrário no IDB 

No dia 21 de agosto, Pérola Brito, Coordenadora do Instituto Dom Bosco, junto com a Educadora Maria Luiza e os voluntários Claudecir, Bianca e Priscila, desenvolveram com a Turma Amarela do Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor CCA PROVIM, de ambos os períodos, a Oficina de Terrário. O objetivo da oficina era de despertar na turminha que tem a faixa etária de 6 anos, o contato com a natureza, mas também propor uma atividade manual e artesanal desenvolvendo a criatividade, a coordenação motora fina e o respeito ao meio ambiente em um momento de convivência alegre. 

O objetivo desta oficina também foi a conscientização ambiental, já que os terrários foram  feitos em  xícaras, copos, taças, louças e potes arrecadados em uma campanha para doação de materiais recicláveis. Com o tema "Nunca desista! Você é capaz!", Pérola, que ministrou a oficina, explicou que as plantas suculentas são símbolo de resiliência, já que se adaptam facilmente ao clima seco e regiões áridas, e por isso ajudam as pessoas a conhecerem sua força interior. Os pequenos montaram lindos arranjos de plantas suculentas, sendo que 1 eles puderam levar para casa e outros serão sorteados para presentear os colaboradores, além dos trabalhos que foram guardados para a exposição anual EXPO IDB 2019. Em homenagem ao centenário do IDB, as crianças também montaram com muito entusiasmo dois terrários em recipientes chamados jardineiras, as quais ficarão em exposição permanente na sede do Bom Retiro e na unidade Vila Paulistana.

Os educandos tinham disponíveis diversos recipientes, adesivos coloridos e brilhantes, terra, plantas suculentas, pedrinhas de quartzo coloridas e mini enfeites de biscuit para jardim, tudo para ornamentar os terrários.Todo material foi conseguido graças ao apoio da comunidade e dos nossos parceiros: Villas Garden Vila Guilherme, Bom Retiro cópias e pessoas físicas. Ao final da confecção dos terrários, uma roda foi feita para que cada um contasse como montou o seu ornamento ou a historinha que pensou para a montagem do arranjo.

"Os terrários ficaram lindos, coloridos e delicados. Todos participaram ativamente perguntando, planejando o que fazer e utilizando cuidadosamente todo material disponível. O resultado foram terrários encantadores!", finalizou Pérola. 

Texto e Fotos: Instituto Dom Bosco São Paulo - SP 


 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados