
Por um mundo Sustentável: Crianças customizam Ecobags
Durante o mês de julho, as crianças das turmas lilás, verde e vermelha participaram de alguns encontros na Pinacoteca de São Paulo e no Instituto Dom Bosco, no qual puderam aprender um pouco mais sobre arte.
Uma das atividades oferecidas pela Pinacoteca foi ensiná-los a técnica da xilogravura em isopor. A xilogravura é um dos mais antigos métodos de impressão da história da humanidade. É basicamente um carimbo, feito de no isopor. Entalha-se a superfície com o motivo desenho ou com o texto desejado e pinta-se a imagem que, naturalmente após o entalhe, ficará em relevo. Essa imagem, pintada, é transferida para o papel. Esta antiga técnica era muito usada no Egito e na China desde a antiguidade. Com o tempo, a xilogravura passou a ser, também, muito comum na literatura de Cordel. A xilogravura foi ofuscada pela prensa que facilitava a impressão de imagens e textos combinados. Hoje, a xilogravura é vista como uma arte ancestral e riquíssima em história e tradição, afinal, foi parte essencial do desenvolvimento da comunicação junto à nossa história.
O que são Eco-bags?
Sacolas ecológicas, ou Ecobags, como também são chamadas, são itens excelentes para a preservação do meio ambiente. Produzidas com materiais biodegradáveis, elas não contêm produtos químicos prejudiciais

à natureza, e ainda contam com excelente acabamento, o que as torna aptas para utilização em situações diversas, como na feira e no mercado, ou ainda para carregar itens pessoais em passeios e outras atividades.
Vantagens e benefícios
Outra vantagem dessas sacolas é que elas são bastante resistentes, podendo suportar até 15 quilos cada uma. Sendo assim, ao utilizar uma ecobag, o usuário está substituindo aproximadamente oito sacolas plásticas comuns.
Entre outros benefícios de uma ecobag estão: sua característica retornável, pois elas podem ser usadas diversas vezes, desde que sejam bem cuidadas e lavadas sempre que preciso; e também o conforto, visto que são de fácil transporte, o que as torna excelente para as atividades do cotidiano.
Texto: Comunicação e Marketing IDB | Fotos: Instituto Dom Bosco | Fonte: