Reunião Online IDB traz Bandeira Verde

A equipe da Aliança Verde de Dom Bosco conduziu a Parada Pedagógica de março e fixou a bandeira #DescarteLegal

Devido ao agravamento da Pandemia provocada pelo Coronavírus as medidas de isolamento social foram retomadas, portanto, a Parada Pedagógica do Instituto Dom Bosco São Paulo -SP, do mês de março, foi realizada no formato on-line. O momento aconteceu no dia 25 do mês e motivou a reflexão de mais de 70 colaboradores para as mais variadas naturezas.

A abertura foi realizada pela Equipe de Pastoral, que iniciou clamando justiça pelos mais de 300 mil (até o momento) mortos pela Covid19. Na sequência, entre as reflexões e falas, a proposta era de motivar a busca pela harmonia, viver harmoniosamente, não perder a fé e a esperança. “Somos capazes de manifestar esses sentimentos através da entrega, da vivência e dos aprendizados!”, citou o grupo. Neste dia, Marcos Roberto, Magno Fonzar, Marcos Ribeiro e Maria Clara, conduziram o primeiro momento. Após a fala, foi pedido 1 minuto de silêncio por todas as vítimas da pandemia.

Na sequência, trazendo o tema da Parada, a equipe representante da Aliança Verde de Dom Bosco, na Obra, iniciou com um pequeno vídeo sobre a poluição na cidade de São Paulo e o que mais era repetido no vídeo pelos jornalistas expostos, foi: “Se nada for feito para diminuir os poluentes, em 7 anos, 18 pessoas morreram por dia devido a poluição...”, além disso o vídeo apresentou o Rio Tietê, que já foi uma “praia paulista”, há muitos anos atrás, e hoje é apenas um esgoto a céu aberto na grande metrópole. Ao término do vídeo, os Educadores foram separados em grupos pela plataforma Google Meet, para que debatessem o exposto respondendo a seguinte pergunta: “O que nós, quanto Educadores, podemos fazer para mudarmos essa realidade?”.

Após os debates individuais, os representantes de cada grupo apresentaram as propostas. Entre as falas, pensando na realidade da Obra, uma se destacou pelas repetições: “Nós somos o exemplo, nós somos os multiplicadores que devemos ponderar e iniciar as ações, conscientizando assim os nossos atendidos, seus familiares, amigos, etc...!”. Logística reversa, descarte correto dos resíduos, evitar o desperdício, principalmente de recursos naturais, engajamento de atividades e trabalhos com as famílias e outras possibilidades foram expostas pelos colaboradores. Todas as sugestões foram salvas para análise e ação.

O cronograma seguiu com a apresentação da Aliança Verde de DB, a missão e os objetivos de cada bandeira da Aliança. O IDB, assumiu três bandeiras ao fazer a adesão em 2019, sendo: Combate à poluição; Redução do Aquecimento Global e Eliminação de plásticos descartáveis. O grupo explicou ainda sobre a diferença de resíduos orgânicos e inorgânicos, trazendo assim a bandeira #DescarteLegal para a Instituição. A proposta é que a Obra compreenda a diferença entre um e outro e abrace a bandeira. Para fixar alguns exemplos, ao término da apresentação, foi realizada uma dinâmica onde era apresentado o resíduo, como casca de melancia, e os Educadores deveriam escolher em qual cesto jogar: orgânico ou inorgânico. O momento foi realizado pelos representantes: Ângela Lopes, Fabiana Santello, Israel Marques, Larissa Borges, Pâmela Fernanda e Vinicios Trindade. Os integrantes Alex Brito, José Luis, Laryssa Ferreira, Magno Fonzar e Ronnaldh Oliveira, acompanharam as reuniões e apresentação.

Finalizando a Parada Pedagógica, Alex, esclareceu sobre as declarações de imposto de renda e apresentou novos colaboradores. Além da transmissão on-line e ao vivo, o IDB disponibilizou aos colaboradores um espaço seguro e com acesso, na obra, para aqueles que não possuíam ferramentas para acessar os canais. Todas as informações foram enviadas posteriormente via e-mail.

Texto e Fotos: Instituto Dom Bosco São Paulo - SP 


 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Praça Coronel Fernando Prestes, 233

Fone (11) 3329-7999 

Bom Retiro - São Paulo - SP

CEP 01124-060

Cadastre-se e receba nossas notícias

© 2015 Instituto Dom Bosco - Bom Retiro. Todos os direitos reservados