O IDB tem o compromisso de promover conhecimento e facilitar as transformações sociais em valores universais de justiça, liberdade e dignidade humana. Com atenção especial à educação para o trabalho, meio ambiente e inclusão digital, todos os educadores se mantêm atentos às transformações sociais para orientar de forma adequada àqueles que representam o futuro da Nação. Os jovens e adultos atendidos nos Núcleos socioeducativos do Bom Retiro e Vila Paulistana e Núcleos de Capacitação de Adultos Auxiliadora e Bom Retiro contam com recursos técnicos compatíveis e condições favoráveis para seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Uma conhecida barreira para os jovens que procuram um trabalho é a falta de experiência. Visando romper esse obstáculo, os coordenadores se empenham na intermediação entre jovens e adultos com diversas empresas para que eles sejam inseridos no mercado de trabalho. O crescente número de pessoas beneficiadas vem ratificando os benefícios desse empenho.
Todas as crianças do Projeto Vida Melhor estão inseridas no Programa de Meio Ambiente e o que aprendem na teoria realizam na prática. O que teve início com o recolhimento de material descartável passou por diversas etapas e processos reconhecidos externamente a ponto de conquistarem a confiança do SOS Mata Atlântica para assumir o controle da qualidade da água num determinado trecho do Rio Tietê, além da parceria para restauração do Canteiro da Rua Prates, no bairro do Bom Retiro.
O Clube do Computador Dom Bosco, o Provim Digital e diversas outras salas adaptadas com equipamentos e programas específicos para diferentes faixas etárias e necessidades confirmam a preocupação da Obra com a Inclusão Digital. Além disso, palestras sobre sexualidade, higiene bucal, incentivo para campanhas missionárias e envolvimento dos jovens em segmentos públicos e/ou políticos, entre outras ações, traduzem a seriedade e o compromisso de fidelidade que a obra tem com a formação integral de todos os seus atendidos.